Contribuição de educação permanente semipresencial no conhecimento de enfermeiros sobre estomias intestinais de eliminação
DOI:
https://doi.org/10.35699/reme.v23i1.49795Palavras-chave:
Estomia, Educação a Distância, EnfermagemResumo
Objetivo: avaliar a contribuição de um programa de educação permanente semipresencial no conhecimento de enfermeiros sobre estomias intestinais de eliminação. Método: estudo quase-experimental, do tipo grupo único, antes e depois, realizado com 51 enfermeiros de três hospitais de grande porte do Piauí, no período de agosto a outubro de 2014, nas seguintes etapas: identificação dos enfermeiros, exposição dos objetivos e convite para participação na pesquisa, pré-teste, programa de educação permanente semipresencial e pós-teste. Resultados: a média do número de acertos dos enfermeiros no pré-teste 25,5 (dp=4,2) foi menor do que no pós-teste 31,5 (dp=3,0) e essa diferença foi estatisticamente significante (p=0,000). Conclusão: neste estudo, o programa de educação permanente semipresencial contribuiu para melhorar o conhecimento dos enfermeiros sobre estomias intestinais de eliminação.
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