SATISFAÇÃO E SOFRIMENTO NO TRABALHO DO ENFERMEIRO DOCENTE: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Carla Godinho Duarte Universidade Federal do Rio Grande, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Rio Grande RS , Brazil, Enfermeira. Mestranda. Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS, Curso Técnico em Enfermagem. Rio Grande, RS - Brasil, Universidade Federal do Rio Grande
  • Valéria Lerch Lunardi FURG, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Rio Grande RS , Brasil, Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Permanente Voluntária da FURG, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Rio Grande, RS - Brasil, Universidade Federal do Rio Grande
  • Edison Luiz Devos Barlem FURG, Escola de Enfermagem, Rio Grande RS , Brazil, Enfermeiro. Doutor em Enfermagem. Professor Adjunto da FURG, Escola de Enfermagem. Rio Grande, RS - Brasil, Universidade Federal do Rio Grande

DOI:

https://doi.org/10.35699/reme.v20i1.50050

Palavras-chave:

Satisfação no Emprego, Docentes de Enfermagem, Ensino, Educação em Enfermagem

Resumo

RESUMO A educação é um dos principais papéis que o enfermeiro assume em sua prática profissional. A prática docente tem sido permeada por muitos fatores, os quais têm repercutido em satisfação e sofrimento na atividade docente. O estudo teve como objetivo conhecer a produção científica sobre as facilidades e dificuldades na prática de enfermeiros docentes no ensino da Enfermagem. Realizou-se revisão integrativa considerando os artigos publicados na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), LILACS e SciELO, a partir dos descritores enfermagem, ensino e docentes de enfermagem, totalizando 19 artigos analisados. Após análise textual discursiva, emergiram duas categorias: satisfação no trabalho docente relacionada ao compromisso com o aprendizado do aluno, o reconhecimento da capacidade didático-pedagógica e a relação professor-aluno permeada pelo diálogo e escuta; e sofrimento no trabalho docente, relacionado à reduzida valorização e reconhecimento do fazer, comportamentos inadequados dos alunos e inadequações por parte das políticas institucionais e organizacionais das fontes empregadoras. Assim, faz-se necessário repensar a prática docente, implementando-se estratégias, instrumentalizando-se e articulando-se com os pares para que, cada vez mais, seja possível evidenciar a responsabilidade e o compromisso do docente na formação de recursos humanos, na tentativa de superar dificuldades existentes em ambientes em que há desrespeito e desvalorização do trabalho docente e de suas responsabilidades.

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Publicado

02-05-2017

Como Citar

1.
Duarte CG, Lunardi VL, Barlem ELD. SATISFAÇÃO E SOFRIMENTO NO TRABALHO DO ENFERMEIRO DOCENTE: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. REME Rev Min Enferm. [Internet]. 2º de maio de 2017 [citado 5º de dezembro de 2024];20(1). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/50050

Edição

Seção

Revisao Sistematica

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