SATISFAÇÃO E SOFRIMENTO NO TRABALHO DO ENFERMEIRO DOCENTE: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
DOI:
https://doi.org/10.35699/reme.v20i1.50050Palavras-chave:
Satisfação no Emprego, Docentes de Enfermagem, Ensino, Educação em EnfermagemResumo
RESUMO A educação é um dos principais papéis que o enfermeiro assume em sua prática profissional. A prática docente tem sido permeada por muitos fatores, os quais têm repercutido em satisfação e sofrimento na atividade docente. O estudo teve como objetivo conhecer a produção científica sobre as facilidades e dificuldades na prática de enfermeiros docentes no ensino da Enfermagem. Realizou-se revisão integrativa considerando os artigos publicados na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), LILACS e SciELO, a partir dos descritores enfermagem, ensino e docentes de enfermagem, totalizando 19 artigos analisados. Após análise textual discursiva, emergiram duas categorias: satisfação no trabalho docente relacionada ao compromisso com o aprendizado do aluno, o reconhecimento da capacidade didático-pedagógica e a relação professor-aluno permeada pelo diálogo e escuta; e sofrimento no trabalho docente, relacionado à reduzida valorização e reconhecimento do fazer, comportamentos inadequados dos alunos e inadequações por parte das políticas institucionais e organizacionais das fontes empregadoras. Assim, faz-se necessário repensar a prática docente, implementando-se estratégias, instrumentalizando-se e articulando-se com os pares para que, cada vez mais, seja possível evidenciar a responsabilidade e o compromisso do docente na formação de recursos humanos, na tentativa de superar dificuldades existentes em ambientes em que há desrespeito e desvalorização do trabalho docente e de suas responsabilidades.Downloads
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