Construção e validação de conteúdo do histórico de enfermagem guiado pelo referencial de Orem

Autores

  • Camila Santana Domingos Juiz de ForaMG, Universidade Federal de Juiz de Fora, Brasil
  • Priscila Camara de Moura Juiz de ForaMG, Universidade Federal de Juiz de Fora, Brasil
  • Luciene Muniz Braga Universidade Federal de Viçosa; LisboaPT, Universidade de Lisboa, Escola Superior de Enfermagem de Lisboa , Portugal
  • Nayara Vilela Rodrigues NavegantesSC, UNIMED, Brasil
  • Marisa Dibbern Lopes Correia ViçosaMG, UFV, Brasil
  • Alessandra Montezano de Paula Carvalho UFJF, Faculdade de Medicina , Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva; ViçosaMG, UFV, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5935/1415-2762.20150033

Palavras-chave:

Enfermagem, Teoria de Enfermagem, Processos de Enfermagem, Estudos de Validação, Coleta de Dados

Resumo

Realizou-se investigação com o objetivo de construir e validar um instrumento de coleta de dados para a consulta de enfermagem a indivíduos hipertensos e/ou diabéticos em unidades de Estratégia de Saúde da Família, pautado no referencial teórico filosófico de Orem. O instrumento foi organizado segundo os Requisitos da Teoria, subdividido em títulos dos Domínios da Nanda-Internacional, facilitando o raciocínio clínico de enfermagem. Foi submetido à validação de conteúdo com apreciação de nove juízes, cuja concordância entre eles foi analisada pelo cálculo de porcentagem. Os itens reformulados foram aqueles que não atingiram 80% de concordância em todos os critérios avaliados pelos juízes. Concluiu-se que o instrumento construído e validado oferece subsídios para direcionar os enfermeiros e estudantes de Enfermagem a documentarem a consulta de enfermagem sob um referencial teórico da profissão, permitindo discussões e pesquisas futuras.

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Publicado

01-06-2015

Edição

Seção

Pesquisa

Como Citar

1.
Construção e validação de conteúdo do histórico de enfermagem guiado pelo referencial de Orem. REME Rev Min Enferm. [Internet]. 1º de junho de 2015 [citado 24º de dezembro de 2025];19(2). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/50103

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