O ensino sobre substâncias psicoativas na graduação em enfermagem da Universidade Federal do Espírito Santo

Autores

  • Simone Vizeu Ferreira Alves SerraES, Universidade Federal do Espírito Santo, Curso de Graduação em Enfermagem
  • Patrícia Rossetto Cortes SerraES, Universidade Federal do Espírito Santo, Curso de Graduação em Enfermagem
  • Samira Rangel da Costa Freire SerraES, Universidade Federal do Espírito Santo, Curso de Graduação em Enfermagem
  • Sarah Letícia Bello Lemos SerraES, Universidade Federal do Espírito Santo, Curso de Graduação em Enfermagem
  • Sandra Cristina Pillon Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Marluce Miguel de Siqueira Universidade Federal do Espírito Santo, Depto. de Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.35699/reme.v14i2.50471

Palavras-chave:

Transtornos Relacionados ao Uso de Substâncias, Enfermeiro, Capacitação Profissional

Resumo

O fenômeno do uso de drogas no Brasil constitui um problema de saúde pública. Diante da relutância dos profissionais enfermeiros em incluir essa temática em suas atividades assistenciais, neste estudo buscou-se analisar a opinião dos docentes do curso de enfermagem da Universidade Federal do Espírito Santo sobre a importância da inserção da temática "substâncias psicoativas"(SPAs) no currículo de graduação em enfermagem. Trata-se de estudo qualiquantitativo do tipo transversal. A amostra foi composta por 36 (67,9%) docentes do Curso de Enfermagem da UFES. Quanto à capacitação do enfermeiro na temática SPAs, 97,2% valorizam a prevenção; 94,4%, o tratamento; e 83,3%, a reinserção social do usuário. Notou-se que 94,5% são favoráveis ao desenvolvimento de pesquisas sobre drogas, 58,3% responderam positivamente à questão sobre inserção do conteúdo SPAs no currículo e 27,8% concordam com a necessidade da inserção. Evidenciou-se que 86% afirmaram que possuem conhecimento sobre tal temática e 50% interessaram-se em capacitação nessa área. Concluiu-se que existe a urgente necessidade da adequação do ensino à realidade da população com relação às SPAs. Assim, torna-se fundamental o envolvimento de aspectos que vão além do biológico, envolvidos na prática profissional, que irão contribuir de maneira efetiva no preparo profissional do enfermeiro

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Publicado

01-06-2010

Edição

Seção

Pesquisa

Como Citar

1.
O ensino sobre substâncias psicoativas na graduação em enfermagem da Universidade Federal do Espírito Santo. REME Rev Min Enferm. [Internet]. 1º de junho de 2010 [citado 28º de abril de 2025];14(2). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/50471

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