O ensino sobre substâncias psicoativas na graduação em enfermagem da Universidade Federal do Espírito Santo
DOI:
https://doi.org/10.35699/reme.v14i2.50471Palavras-chave:
Transtornos Relacionados ao Uso de Substâncias, Enfermeiro, Capacitação ProfissionalResumo
O fenômeno do uso de drogas no Brasil constitui um problema de saúde pública. Diante da relutância dos profissionais enfermeiros em incluir essa temática em suas atividades assistenciais, neste estudo buscou-se analisar a opinião dos docentes do curso de enfermagem da Universidade Federal do Espírito Santo sobre a importância da inserção da temática "substâncias psicoativas"(SPAs) no currículo de graduação em enfermagem. Trata-se de estudo qualiquantitativo do tipo transversal. A amostra foi composta por 36 (67,9%) docentes do Curso de Enfermagem da UFES. Quanto à capacitação do enfermeiro na temática SPAs, 97,2% valorizam a prevenção; 94,4%, o tratamento; e 83,3%, a reinserção social do usuário. Notou-se que 94,5% são favoráveis ao desenvolvimento de pesquisas sobre drogas, 58,3% responderam positivamente à questão sobre inserção do conteúdo SPAs no currículo e 27,8% concordam com a necessidade da inserção. Evidenciou-se que 86% afirmaram que possuem conhecimento sobre tal temática e 50% interessaram-se em capacitação nessa área. Concluiu-se que existe a urgente necessidade da adequação do ensino à realidade da população com relação às SPAs. Assim, torna-se fundamental o envolvimento de aspectos que vão além do biológico, envolvidos na prática profissional, que irão contribuir de maneira efetiva no preparo profissional do enfermeiroDownloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
01-06-2010
Como Citar
1.
Alves SVF, Cortes PR, Freire SR da C, Lemos SLB, Pillon SC, Siqueira MM de. O ensino sobre substâncias psicoativas na graduação em enfermagem da Universidade Federal do Espírito Santo. REME Rev Min Enferm. [Internet]. 1º de junho de 2010 [citado 13º de novembro de 2024];14(2). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/50471
Edição
Seção
Pesquisa