Conhecimento sobre paralisia cerebral em crianças por parte das mães atendidas em uma unidade básica de saúde

Autores

  • Maíra Costa Navais Minas Gerais, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Brasil
  • Allison Araújo Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Medicina ; Minas Gerais, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Departamento de Enfermagem , Brasil

DOI:

https://doi.org/10.35699/reme.v12i1.50640

Palavras-chave:

Paralisia Cerebral, Educação em Saúde, Assistência Perinatal, Criança, Pediatria

Resumo

A paralisia cerebral infantil é uma disfunção neuromotora resultante de encefalopatia não progressiva. É relevante o impacto da doença dada a repercussão na criança, na família e na sociedade. Ainda não se tem um fator determinante para tal agravo, mas sabe-se que a hipoxemia e a isquemia cerebral concorrem para essa disfunção. Algumas medidas que visam prevenir a doença podem ser tomadas no período perinatal. O objetivo com o trabalho foi avaliar o conhecimento e fontes de informações a respeito da paralisia cerebral infantil. Mães cadastradas pelo Programa Saúde da Família (PSF) "Viver Melhor", do município de Diamantina-MG, foram selecionadas e, em seguida, foram realizadas entrevistas utilizando questões norteadoras semi-estruturadas voltadas para o problema. Após a transcrição das falas, os discursos foram agrupados em três eixos temáticos: conhecimento sobre paralisia cerebral, fontes de informação sobre a doença e papel dos serviços de saúde na prevenção da paralisia cerebral infantil. Os resultados indicaram que as ações educativas precisam ser ampliadas mediante a remodelação de práticas profissionais, incremento de políticas públicas e melhoria dos serviços ofertados à gestante no período perinatal.

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Publicado

01-03-2008

Como Citar

1.
Navais MC, Araújo A. Conhecimento sobre paralisia cerebral em crianças por parte das mães atendidas em uma unidade básica de saúde. REME Rev Min Enferm. [Internet]. 1º de março de 2008 [citado 13º de novembro de 2024];12(1). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/50640

Edição

Seção

Pesquisa