Conhecimento de anatomia aplicada ao trauma: estudo realizado com alunos da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora

Autores

  • Kelli Borges dos Santos Universidade Federal de Juiz de Fora, Hospital Universitário
  • Maria Cristina Vasconcellos Furtado Universidade Federal de Juiz de Fora, Departamento de Morfologia
  • José Otávio Guedes Junqueira Universidade Federal de Juiz de Fora, Departamento de Morfologia
  • Fernando Mendonça Vidigal Universidade Federal de Juiz de Fora, Departamento de Morfologia
  • Marcus da Matta Abreu Universidade Federal de Juiz de Fora, Hospital Universitário
  • Jane Azevedo da Silva Universidade Federal de Juiz de Fora, Departamento de Estatística

DOI:

https://doi.org/10.35699/reme.v10i1.50790

Palavras-chave:

Traumatologia, Centros de Traumatologia, Educação em Enfermagem, Anatomia/Educação, Protocolos

Resumo

Objetivou-se identificar o conhecimento dos alunos da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF sobre anatomia aplicada ao trauma, a importância que dão ao tema e o grau de satisfação com o conteúdo ministrado no curso de graduação. Utilizou-se um questionário sobre a opinião dos alunos a respeito de trauma, conhecimento de protocolos de atendimento ao traumatizado e legislação específica, seguido de outro questionário objetivo sobre anatomia aplicada ao trauma, com exposição teórico-prática interposta. Os alunos demonstraram insatisfação com seus conhecimentos e desconhecimento de protocolos de atendimento e da legislação. O número de acertos no primeiro questionário foi inferior ao do segundo, denotando a adequação da metodologia aplicada.

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Publicado

01-01-2006

Como Citar

1.
Santos KB dos, Furtado MCV, Junqueira JOG, Vidigal FM, Abreu M da M, Silva JA da. Conhecimento de anatomia aplicada ao trauma: estudo realizado com alunos da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora. REME Rev Min Enferm. [Internet]. 1º de janeiro de 2006 [citado 12º de novembro de 2024];10(1). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/50790

Edição

Seção

Relato de Experiencia