Metodologia qualitativa e quantitativa na avaliação de um curso de graduação
DOI:
https://doi.org/10.35699/reme.v8i2.50893Palavras-chave:
Educação Superior, Avaliação-MétodosResumo
A análise de pesquisas que avaliam cursos oferecidos por instituições de ensino superior (IES) revela a existência de inúmeros trabalhos que adotam perspectivas quantitativas. Raros são os trabalhos que optam por abordagens qualitativas ou que articulam essas duas abordagens. Tendo em vista essa lacuna e a importância da abordagem desta problemática, optou-se por desenvolver uma pesquisa que garantisse essa articulação. Desse modo, buscou-se investigar as representações dos corpos docente e discente sobre o curso de Administração de Empresas de uma IES. A partir das duas perspectivas (qualitativa e quantitativa) foram investigadas: expectativas a respeito do curso, possibilidades oferecidas pela carreira pretendida, opiniões sobre estrutura curricular e qualidade de ensino, motivos que interferem e/ou determinam as variações do comportamento dos alunos em face de suas expectativas iniciais, relação entre fatores organizacionais e variação de expectativas dos alunos. Para tanto, foram aplicados questionários e realizadas entrevistas com alunos (em grupo) e com professores. A pesquisa revelou que a articulação entre as perspectivas qualitativa e quantitativa contribuiu, de modo substancial, para o aprofundamento na compreensão do fenômeno investigado. Além disso, a pesquisa suscitou novas questões, propiciando, inclusive, a problematização de resultados obtidos por outros trabalhos realizados apenas através de um viés quantitativo. Acreditamos, assim, que a abordagem qualitativa muito tem a contribuir para a temática da avaliação dos cursos oferecidos por IES.Downloads
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Publicado
01-06-2004
Como Citar
1.
Rossi Júnior ES, Paparelli PH, Kalmus J, Paparelli R. Metodologia qualitativa e quantitativa na avaliação de um curso de graduação. REME Rev Min Enferm. [Internet]. 1º de junho de 2004 [citado 17º de novembro de 2024];8(2). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/50893
Edição
Seção
Pesquisa