Metodologia qualitativa e quantitativa na avaliação de um curso de graduação

Autores

  • Ernesto Sílvio Rossi Júnior Osasco, Centro Universitário FIEO
  • Pola Hasmann Paparelli Osasco, Centro Universitário FIEO
  • Jaqueline Kalmus Osasco, Centro Universitário FIEO
  • Renata Paparelli PUC - São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.35699/reme.v8i2.50893

Palavras-chave:

Educação Superior, Avaliação-Métodos

Resumo

A análise de pesquisas que avaliam cursos oferecidos por instituições de ensino superior (IES) revela a existência de inúmeros trabalhos que adotam perspectivas quantitativas. Raros são os trabalhos que optam por abordagens qualitativas ou que articulam essas duas abordagens. Tendo em vista essa lacuna e a importância da abordagem desta problemática, optou-se por desenvolver uma pesquisa que garantisse essa articulação. Desse modo, buscou-se investigar as representações dos corpos docente e discente sobre o curso de Administração de Empresas de uma IES. A partir das duas perspectivas (qualitativa e quantitativa) foram investigadas: expectativas a respeito do curso, possibilidades oferecidas pela carreira pretendida, opiniões sobre estrutura curricular e qualidade de ensino, motivos que interferem e/ou determinam as variações do comportamento dos alunos em face de suas expectativas iniciais, relação entre fatores organizacionais e variação de expectativas dos alunos. Para tanto, foram aplicados questionários e realizadas entrevistas com alunos (em grupo) e com professores. A pesquisa revelou que a articulação entre as perspectivas qualitativa e quantitativa contribuiu, de modo substancial, para o aprofundamento na compreensão do fenômeno investigado. Além disso, a pesquisa suscitou novas questões, propiciando, inclusive, a problematização de resultados obtidos por outros trabalhos realizados apenas através de um viés quantitativo. Acreditamos, assim, que a abordagem qualitativa muito tem a contribuir para a temática da avaliação dos cursos oferecidos por IES.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

01-06-2004

Como Citar

1.
Rossi Júnior ES, Paparelli PH, Kalmus J, Paparelli R. Metodologia qualitativa e quantitativa na avaliação de um curso de graduação. REME Rev Min Enferm. [Internet]. 1º de junho de 2004 [citado 17º de novembro de 2024];8(2). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/50893

Edição

Seção

Pesquisa