Educação em serviço:

repensando a prática

Autores

  • Alessandra Cássia Nunes da Silva UFMG, Escola de Enfermagem , Curso de Mestrado em Enfermagem
  • Maria Angélica Costa Abjaud UFMG, Escola de Enfermagem , Curso de Mestrado em Enfermagem
  • Mariângela Aparecida Gonçalves Figueiredo UFMG, Escola de Enfermagem , Curso de Mestrado em Enfermagem
  • Milson Alves da Fonseca UFMG, Escola de Enfermagem , Curso de Mestrado em Enfermagem
  • Rosana Maria Resgalla UFMG, Escola de Enfermagem , Curso de Mestrado em Enfermagem
  • Samira Auxiliadora Pereira UFMG, Escola de Enfermagem , Curso de Mestrado em Enfermagem
  • Selisvane Ribeiro da Fonseca UFMG, Escola de Enfermagem , Curso de Mestrado em Enfermagem
  • Marília Alves UFMG, Departamento de Enfermagem Aplicada NUPAD

DOI:

https://doi.org/10.5935/2316-9389.2003.v7.50925

Palavras-chave:

Capacitação em Serviço, Competência Clínica, Enfermagem

Resumo

A educação em serviço no setor saúde consiste numa prática necessária em resposta aos processos de mudanças ocorridos nos serviços, influenciados pelo contexto sócio-político-cultural. O enfermeiro, enquanto profissional de saúde, destaca-se como elemento de fundamental importância na implementação e manutenção desta prática. Buscando compreender a educação em serviço este estudo de revisão da literatura tem como objetivo descrever o processo de educação em serviço como uma ferramenta para a ação gerencial do enfermeiro identificando a abordagem das competências e a metodologia crítico-reflexiva/problematizadora, como possíveis estratégias de ensino-aprendizagem. Contudo, percebeu-se que influências intrínsecas e extrínsecas presentes no processo de trabalho da enfermagem devem ser repensadas para a implementação efetiva de uma prática educativa transformadora.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

01-06-2003

Edição

Seção

Reflexão

Como Citar

1.
Educação em serviço:: repensando a prática. REME Rev Min Enferm. [Internet]. 1º de junho de 2003 [citado 15º de novembro de 2025];7(1). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/50925

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2