Significado atribuído pelos participantes de um treinamento às técnicas de avaliação
DOI:
https://doi.org/10.5935/2316-9389.2009.v13.50512Palavras-chave:
Recursos Humanos de Enfermagem, Organização e Administração, Educação continuada em EnfermagemResumo
A avaliação de treinamento é uma importante estratégia administrativa para averiguar se os programas estão cumprindo seu papel na capacitação profissional, para a qual são utilizadas várias técnicas, dentre elas a avaliação de reação e de conhecimentos. Com o objetivo de conhecer o significado atribuído por instrutores e treinandos às técnicas de avaliação aplicadas no programa "Tratamento e prevenção de úlcera por pressão", ministrado pelo Serviço de Apoio Educacional (SED) aos técnicos e auxiliares de enfermagem do Hospital Universitário da Universidade de São Paulo, foi realizado este estudo. Utilizou-se a abordagem qualitativa, por meio de entrevistas, com seis perguntas norteadoras feitas a dois instrutores e nove treinandos que participaram do programa. As respostas foram submetidas à análise de conteúdo, gerando cinco categorias: objetivos da avaliação do treinamento, conteúdo da avaliação, estratégias de avaliação, sentimentos e sugestões. Os principais resultados mostraram que avaliadores e avaliados percebem a avaliação de treinamento como uma ferramenta para o direcionamento dos programas educacionais, pois o objetivo principal é verificar a aquisição de conhecimentos. Nesse sentido, foram apontadas estratégias de avaliação que extrapolam as técnicas ora utilizadas pelo SED. Os sentimentos vivenciados pelos participantes foram positivos. Destaque-se, por fim, que a participação das enfermeiras de campo deve ser mais bem compreendida e estimulada.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
01-12-2009
Edição
Seção
Pesquisa
Licença
Copyright (c) 2009 Reme: Revista Mineira de Enfermagem

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Como Citar
1.
Significado atribuído pelos participantes de um treinamento às técnicas de avaliação. REME Rev Min Enferm. [Internet]. 1º de dezembro de 2009 [citado 13º de dezembro de 2025];13(4). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/50512


































