Avaliação de competências gerenciais: a percepção de alunos do curso de graduação em enfermagem da USP

Autores

  • Eduardo Pires dos Santos Universidade de São Paulo
  • Maria Helena Trench Ciampone Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem , Departamento de Orientação Profissional; São Paulo, Aspectos Psicossociais do Ensino e do Gerenciamento em Enfermagem, Brasil

Palavras-chave:

Competência Profissional, Capacitação de Recursos Humanos em Saúde, Formação de Recursos Humanos

Resumo

Esta pesquisa justifica-se mediante a necessidade de avaliação do processo de formação por competências na Escola de Enfermagem da USP. Os objetivos foram: analisar a percepção dos estudantes de enfermagem do sétimo e do oitavo semestre do curso de graduação quanto às competências gerenciais que adquiriram durante a graduação e oferecer subsídios à área de conhecimento da administração em enfermagem para reformulação do processo de avaliação baseado em competências. Para tanto, na primeira etapa, quantitativa, foi criado um instrumento com questões relativas aos quatro pilares que compõem as competências para o gerenciamento: Saber fazer, Saber conhecer, Saber ser e Saber conviver. Na segunda etapa, qualitativa, realizou-se um encontro de grupo focal para analisar a percepção do graduando quanto ao desenvolvimento de suas competências. Os resultados apontam que os graduandos compreendem a necessidade de que a formação deles seja baseada em competências, porém consideram que existe forte dicotomia teórico-prática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

01-12-2007

Como Citar

1.
Santos EP dos, Ciampone MHT. Avaliação de competências gerenciais: a percepção de alunos do curso de graduação em enfermagem da USP. REME Rev Min Enferm. [Internet]. 1º de dezembro de 2007 [citado 30º de junho de 2024];11(4). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/50657

Edição

Seção

Pesquisa

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.