ALTERIDADE EM CLARICE LISPECTOR: UMA PROPOSTA PARA O LETRAMENTO LITERÁRIO

Autores

  • Bruno Couto Pinheiro Universidade Federal de Minas Gerais
  • Luiza Santana Chaves Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Alteridade, Clarice Lispector, Letramento Literário

Resumo

Com o objetivo de promover o letramento literário em sala de aula, e de contribuir com os conhecimentos acerca da produção ficcional de Clarice Lispector, este trabalho pretende destacar a representação da alteridade nas obras da escritora e apresentar essas narrativas na formação do leitor literário. Para tanto, a investigação parte do seguinte questionamento: como despertar nos estudantes o interesse pela leitura mediante os contos de Clarice Lispector? Desse modo, selecionamos o conto “A solução”, pertencente à coletânea A legião estrangeira (1964), para a elaboração de uma proposta didática destinada às aulas de Língua Portuguesa e Literatura do Ensino Médio a ser desenvolvida em quatro etapas: motivação, introdução, leitura e interpretação. Como metodologia, utilizamos a pesquisa bibliográfica, do tipo qualitativa, para a leitura e discussão dos textos teóricos, tendo como aporte as contribuições de Cosson (2021), Paterson (2007), Sant’Anna (1990), Maggi e Morales (2015), entre outros. Com isso, acredita-se na importância desta pesquisa para a área de Letras ao propor novas abordagens sobre a literatura clariciana para a sala de aula.

Biografia do Autor

  • Bruno Couto Pinheiro, Universidade Federal de Minas Gerais

    Graduado em Letras Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Pará – UFPA; Especialista em Língua Portuguesa pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. 

  • Luiza Santana Chaves, Universidade Federal de Minas Gerais

    Doutora em Letras; Docente do Núcleo de Línguas Estrangeiras; Vice-diretora do Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais – CP/UFMG.

Downloads

Publicado

2025-07-11