EDUCAÇÃO FÍSICA E A RELAÇÃO DOS SUJEITOS COM O MUNDO: UM PROJETO DE ENSINO SOBRE SENSIBILIDADES

Autores

  • Julia Braga Nascimento Rede Municipal de Belo Horizonte
  • Giovanna Camila da Silva Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Sensibilidade, Projeto de Ensino, Educação Física

Resumo

O trabalho propõe uma Educação Física escolar que prioriza a sensibilidade como um elemento essencial na formação de alunos e no ambiente educacional. Com base em experiências do chão da escola e a partir de uma revisão teórica, o estudo destaca a necessidade de se romper com práticas autoritárias e disciplinadoras que inibem emoções e relações humanas no espaço escolar. Para tanto, foi realizada uma pesquisa-ensino qualitativa através de um projeto de ensino intitulado “Sinto, logo sou”, com três turmas do 1º ano. Dividido em três eixos – “Jogo Limpo”, “Eu e as Diferenças” e “Emoções” –, o projeto teve o objetivo de realizar reflexões e construir relações mais sensíveis e humanas. Este estudo aponta que propostas colaborativas e um olhar cuidadoso para as diferenças e emoções dos alunos podem transformar conflitos em oportunidades de aprendizagem e fomentar um ambiente escolar mais inclusivo. Além disso, reforça a relevância de práticas pedagógicas que valorizem a sensibilidade como pilar para uma educação transformadora. Este trabalho contribui, ainda, para o campo da Educação Física, ao propor um projeto pedagógico que prioriza a humanização, a valorização das diversidades e a construção de relações significativas no contexto escolar.

Biografia do Autor

  • Julia Braga Nascimento, Rede Municipal de Belo Horizonte

     Especialista em Educação Física Escolar pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora de Educação Física da Rede Municipal de Belo Horizonte. 

  • Giovanna Camila da Silva, Universidade Federal de Minas Gerais

    Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora do Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais.

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Publicado

2025-12-12

Edição

Seção

Artigos Científicos