EDUCAÇÃO FÍSICA E A RELAÇÃO DOS SUJEITOS COM O MUNDO: UM PROJETO DE ENSINO SOBRE SENSIBILIDADES
Palavras-chave:
Sensibilidade, Projeto de Ensino, Educação FísicaResumo
O trabalho propõe uma Educação Física escolar que prioriza a sensibilidade como um elemento essencial na formação de alunos e no ambiente educacional. Com base em experiências do chão da escola e a partir de uma revisão teórica, o estudo destaca a necessidade de se romper com práticas autoritárias e disciplinadoras que inibem emoções e relações humanas no espaço escolar. Para tanto, foi realizada uma pesquisa-ensino qualitativa através de um projeto de ensino intitulado “Sinto, logo sou”, com três turmas do 1º ano. Dividido em três eixos – “Jogo Limpo”, “Eu e as Diferenças” e “Emoções” –, o projeto teve o objetivo de realizar reflexões e construir relações mais sensíveis e humanas. Este estudo aponta que propostas colaborativas e um olhar cuidadoso para as diferenças e emoções dos alunos podem transformar conflitos em oportunidades de aprendizagem e fomentar um ambiente escolar mais inclusivo. Além disso, reforça a relevância de práticas pedagógicas que valorizem a sensibilidade como pilar para uma educação transformadora. Este trabalho contribui, ainda, para o campo da Educação Física, ao propor um projeto pedagógico que prioriza a humanização, a valorização das diversidades e a construção de relações significativas no contexto escolar.