Autores
-
Amanda Fonseca Soares Freitas
Universidade Federal de Minas Gerais
-
Guilherme Carvalho Franco da Silveira
Universidade Federal de Minas Gerais
-
Naiara Eyer Rocha
Rede Municipal de Belo Horizonte
Palavras-chave:
Educação Física Escolar, Primeiro Ciclo, Ensino Fundamental
Resumo
Este artigo apresenta um relato de experiência da inserção de uma professora de Educação Física nos anos iniciais do ensino fundamental em uma escola da Rede Municipal de Belo Horizonte. A pesquisa foi realizada na escola da autora Naiara Rocha e utilizou como metodologia a observação participante, o registro em diário de campo e entrevistas com membros da comunidade escolar, como direção, coordenação e docentes. O trabalho busca compreender as transformações nas relações escolares a partir da presença de uma docente especialista em Educação Física no primeiro ciclo, discutindo os desafios, as percepções e as adaptações envolvidas nesse novo cenário pedagógico.
Biografia do Autor
-
Amanda Fonseca Soares Freitas, Universidade Federal de Minas Gerais
Doutora em Educação – Programa de Pós-graduação em Educação da PUC Minas. Professora de Educação Física do Centro Pedagógico da UFMG. E-mail: amandacpef@hotmail.com
-
Guilherme Carvalho Franco da Silveira, Universidade Federal de Minas Gerais
Doutor em Educação – Programa de Pós-graduação em Estudos do Lazer/UFMG. Professor de Educação Física do Centro Pedagógico da UFMG. E-mail: guilherme.c.f.s@hotmail.com
-
Naiara Eyer Rocha, Rede Municipal de Belo Horizonte
Especialista em Educação Física Escolar pelo CP/UFMG, Licenciada em Educação Física pela PUC Minas. Professora de Educação Física da Rede Municipal de Belo Horizonte. E- mail: naiaraeyerrocha@gmail.com