A cultura organizacional e os desafios da Lei de Acesso à informação nas instituições públicas brasileiras

Autores/as

  • Simone Regina Luiz Gomes Instituto Federal de Minas Gerais
  • Rodrigo Moreno Marques Universidade FUMEC
  • Marta Macedo Kerr Pinheiro Universidade FUMEC - Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento. UFMG/ECI - Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação.

Palabras clave:

Lei de Acesso à Informação. Cultura de Sigilo. Gestão da informação. Cultura Organizacional. Gestão do conhecimento. Instituições públicas brasileiras.

Resumen

Em sintonia com a tendência mundial de construção social do acesso à informação pública e em atendimento a uma demanda da sociedade civil, em 2011 foi promulgada no Brasil a Lei 12.527, a Lei de Acesso à Informação (LAI). A partir desse contexto, o artigo objetiva discutir algumas questões centrais enfrentadas pelos órgãos públicos que buscam atender as diretrizes da lei. São analisados alguns temas que desafiam essas instituições e, ao mesmo tempo, trazem a possibilidade de promover significativos impactos nas mesmas, a exemplo das temáticas: sigilo, cultura organizacional, gestão da informação e gestão do conhecimento. Como resultado na análise, advoga-se que a efetiva implementação das diretrizes da LAI nas instituições públicas brasileiras encontra algumas limitações a serem superadas, principalmente em relação à cultura organizacional e à gestão da informação.

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Biografía del autor/a

Simone Regina Luiz Gomes, Instituto Federal de Minas Gerais

Mestrado em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento pela  Universidade FUMEC . Especialização em Gestão de Negócios e Marketing pela Fundação Getúlio Vargas. Graduação em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais. Servidora pública do Instituto Federal de Minas Gerais.

Rodrigo Moreno Marques, Universidade FUMEC

Doutorado e mestrado em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Escola de Ciência da Informação da UFMG. Especialização em Engenharia de Telecomunicações pela UFMG. Especialização em Design Instrucional para Ensino a Distância pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). Graduação em Engenharia Elétrica pela UFMG. Professor em cursos de graduação e pós-graduação Stricto Sensu na Universidade FUMEC. Atualmente é pesquisador visitante (Visiting Academic) na UNIVERSITY OF LONDON (Reino Unido), onde desenvolve pesquisa de pós-doutorado. No período de março a novembro de 2012 foi pesquisador visitante (Research Scholar) na CALIFORNIA STATE UNIVERSITY (EUA), como bolsista da CAPES (Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior).

Marta Macedo Kerr Pinheiro, Universidade FUMEC - Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento. UFMG/ECI - Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação.

Pós-doutorado em Ciência da Informação e da Comunicação pela Universidade Paul Sabatier/IUT/Toulouse III (2008). Doutorado em Ciência da Informação - IBICT/CNPq-ECO-UFRJ (2001) com Doutorado Sanduíche em Sociologie pelo Centre d'Études des Mouvements Sociaux (1999). Mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993). Graduação em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (1974). Atualmente é professor e pesquisador permanente da Universidade FUMEC em cursos de graduação e pós-graduação Stricto Sensu e é sub-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento e Professora Colaboradora do Programa de pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais.

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Publicado

2016-08-19

Número

Sección

Artigos