Poéticas da ubiquidade

a construção do tempo e da memória nas redes sociais on-line

Autores

  • Luciana Andrade Gomes Bicalho Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
  • Tiago Barcelos Pereira Salgado Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
  • Amanda Chevtchouk Jurno Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

DOI:

https://doi.org/10.35699/2316-770X.2016.2763

Palavras-chave:

Memória, Plataformas midiáticas on-line, Tempo

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de analisar a relação entre tempo e memória com base na ubiquidade e na instantaneidade próprias aos processos comunicacionais distribuídos em rede sociais on-line. Partimos dos rastros digitais deixados pelas ações humana e não humana na produção e compartilhamento de conteúdos nesses ambientes digitais. Investigamos como esses ambientes se configuram como “lugares de memória” em razão dos agenciamentos híbridos presentes na lógica de armazenamento de informações em bancos de dados. Para isso, analisamos as especificidades das redes virtuais, questionando como elas modificam a nossa maneira de apreender o tempo e a memória, tendo em vista a dimensão efêmera e fluida desses espaços de compartilhamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Andrade Gomes Bicalho, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Doutoranda em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais. Bolsista FAPEMIG. Pesquisadora pelo NucCon vinculado ao CCNM/UFMG.

Tiago Barcelos Pereira Salgado, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Doutorando em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais. Bolsista CAPES. Pesquisador pelo NucCon vinculado ao CCNM/UFMG.

Amanda Chevtchouk Jurno, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Doutoranda em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais. Pesquisadora pelo NucCon vinculado ao CCNM/UFMG.

Downloads

Publicado

2017-06-05

Como Citar

BICALHO, L. A. G.; SALGADO, T. B. P.; JURNO, A. C. Poéticas da ubiquidade: a construção do tempo e da memória nas redes sociais on-line. Revista da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, v. 23, n. 1 e 2, p. 134–153, 2017. DOI: 10.35699/2316-770X.2016.2763. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistadaufmg/article/view/2763. Acesso em: 31 jan. 2023.

Edição

Seção

Artigos