Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A Revista da Universidade Federal de Minas Gerais tem periodicidade quadrimensal e publica originais de autores que submetem trabalhos em resposta a chamadas temáticas indicadas pelo Conselho Editorial e formuladas pelos editores que podem ser especialmente convidados para cada edição.

  • As contribuições são avaliadas por pareceristas ad hoc, por meio de revisão às cegas, reservando-se o direito da Revista de propor modificações com a finalidade de adequar os artigos e demais trabalhos aos seus padrões editoriais. 
  • As contribuições são avaliadas por pareceristas ad hoc, por meio de revisão às cegas, reservando-se o direito da Revista de propor modificações com a finalidade de adequar os artigos e demais trabalhos aos seus padrões editoriais. 
  • As edições da Revista podem contar ainda com trabalhos de autores convidados em função da relevância de suas contribuições para as temáticas propostas, a critério dos editores.
  • Os originais submetidos à Revista não podem estar em processo de avaliação simultânea em outra publicação, caso contrário, deve-se justificar os motivos em “Comentários ao editor”.
  • Os originais devem ser inéditos no Brasil, cabendo à Comissão Editorial avaliar a conveniência de publicar ou não trabalhos já divulgados em outros idiomas por revistas e/ou por veículos e órgãos editoriais de outros países. Após a publicação nesta Revista, os textos poderão ser submetidos a outros processos editoriais, sob a condição de conterem nota com a referência da publicação original.
  • Os autores devem se certificar que as abordagens e os instrumentos metodológicos utilizados obedeceram aos procedimentos éticos estabelecidos para a pesquisa científica. A originalidade dos trabalho deverá estar garantida, podendo, em caso de plágio, o(a) autor(a) responsável pela submissão responder judicialmente sob a acusação de Crime de Violação aos Direitos Autorais, segundo art. 184 – Código Penal.
  • São de exclusiva responsabilidade dos autores os conceitos e opiniões emitidas, bem como a utilização de quaisquer elementos gráficos e ou textuais em seus trabalhos (reprodução de imagens, tabelas, citações, etc.).
  • A Revista da UFMG não cobra taxas para submissão, avaliação ou publicação de trabalhos.

Diretrizes para Autores

✓ Poderão ser encaminhados trabalhos em português, espanhol ou inglês, podendo, no caso de convidados, haver publicações originais em outro idioma a critério dos editores.

✓ Toda submissão deve conter o título, o resumo e as palavras-chave em português, inglês e no idioma original.

✓ Esta Revista publica trabalhos com, preferencialmente, até quatro autores.

✓ No ato da submissão do trabalho, devem ser informados os nomes de todos os autores, sendo desejável que pelo menos um deve ter o título de doutor.

✓ Nos metadados da submissão, deve-se inserir no campo um minicurrículo de cada autor, com até 60 palavras.

✓ Nesse mesmo campo sugere-se que sejam inseridos também os usuários dos autores nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.

✓ Solicita-se, ainda, o preenchimento dos campos ORCID, URL (Lattes), País e Instituição/Afiliação.

Processo de avaliação 

Todos os trabalhos submetidos passarão por uma primeira etapa de avaliação, que contempla:

1) Análise por softwares antiplágio. Havendo qualquer ocorrência que possa caracterizar plágio, os autores serão imediatamente informados e o processo avaliativo suspenso.

2) Verificação de todos os itens listados em Checklist para avaliação inicial de trabalhos.

3) Verificação da pertinência do texto à linha editorial, à temática da chamada e ao escopo da Revista. Textos em desacordo com qualquer desses itens serão recusados pela Comissão Editorial.

Cabe aos autores certificarem-se que o trabalho cumpre integralmente os itens listados na Checklist para avaliação preliminar de trabalhos. As submissões que não atenderem às normas ali previstas serão devolvidas aos autores, podendo ou não, a critério da Comissão Editorial, serem convidadas a serem submetidas novamente para reavaliação.

A etapa seguinte consiste na avaliação às cegas por pares. Os trabalhos aprovados na avaliação preliminar serão encaminhados para a avaliação às cegas por, pelo menos, dois avaliadores (preferivelmente de instituições diferentes das dos autores), que se orientarão por um roteiro de avaliação à eles disponibilizado. Para permitir a avaliação às cegas por parte dos pareceristas, é imprescindível que a versão enviada do trabalho não tenha identificação de autoria, inclusive no corpo do texto, rodapé, referências ou nas propriedades do arquivo. Nas citações e referências de obras dos próprios autores, deve se usar (AUTOR1, ano) apenas, sem apresentar título ou outras informações sobre a publicação, para preservar o anonimato.

O resultado da avaliação feita pelos avaliadores pode ser:

1) Aceito: o avaliador poderá, a seu critério, fazer ou não comentários sobre o texto.

2) Revisões requeridas: o avaliador deverá apontar possíveis alterações a serem realizadas antes da publicação, com anotações no corpo do texto e/ou em relatório anexo. O texto não retornará ao avaliador, ficando a cargo da Comissão Editorial verificar se as pendências foram sanadas pelo autor durante o prazo especificado, assim como determinar a publicação ou não do texto.

3) Não aceito: o avaliador deverá apontar os itens que levaram à reprovação do texto, podendo apresentar sugestões para a sua melhoria, visando futuras submissões.

Os avaliadores são indicados pelos editores, com apoio da Comissão Editorial, a partir do corpo de avaliadores cadastrados na Revista, levando-se em conta as áreas de conhecimento e as afinidades dos mesmos com os conteúdos dos trabalhos.

Segundo o regimento interno da Revista da UFMG, a Comissão Editorial, presidida pelo Editor Executivo, é integrada por seis membros da comunidade da UFMG, docentes ou não docentes, escolhidos pelo Conselho Editorial para mandato de três anos, permitida a recondução. O Conselho Editorial e o corpo de Avaliadores da Revista da UFMG são compostos por pesquisadores mestres e doutores vinculados à UFMG ou a outras instituições de ensino superior no Brasil e em outros países. Neste periódico, a média de tempo de avaliação dos trabalhos tem sido de seis meses, com mais seis meses computados, em média, da aprovação à publicação.

Tipos de trabalhos aceitos para submissão

A Revista da UFMG publica artigos, comentários, notas, ensaios, resenhas e entrevistas. Poemas e outras modalidades de produção artístico-literária e iconográfica são também publicados, mas unicamente mediante convite da Comissão Editorial. Os trabalhos submetidos devem se enquadrar nas seguintes características, por tipo de publicação:

1) Artigo, podendo abordar a) resultados de pesquisa empírica ou teórica; b) revisão crítica sistemática e integrativa da produção científica e acadêmica de natureza transdisciplinar; c) relato de experiência; d) ensaio. Deve vir acompanhado de resumo com extensão entre 120 e 150 palavras e de três a cinco palavras-chave. O artigo completo, incluindo título (e traduções), resumo (e traduções), palavras-chave (e traduções) e referências, deve ter entre 15 e 25 páginas, ou entre 5.500 e 9.000 palavras.

2) Resenha: texto que apresenta leitura crítica de obras relevantes para chamada temática da Revista e que tenham sido publicadas nos três últimos anos. Deve ter entre 1.500 e 3.000 palavras e não ultrapassar 10 páginas.

3) Comentários e notas: textos argumentativos, abordando tópicos relevantes para a chamada temática da Revista, que expressem a opinião do autor, dialogando com produção científica de natureza transdisciplinar. Devem vir acompanhados de resumo com extensão entre 120 e 150 palavras e de três a cinco palavras-chave. O trabalho completo, incluindo título, resumo, palavras-chave e referências, deve ter entre 1.500 e 3.200 palavras.

4) Entrevista: entrevista inédita com pessoas que possuam contribuições significativas, seja pela sua prática, seja pela sua produção acadêmica, para a chamada temática da Revista. Deve ter entre 1.000 e 3.200 palavras.

Normas para formatação e envio de submissões

As submissões devem ser apresentadas à Revista da UFMG, em arquivo eletrônico único, no editor de texto Word, espaço 1,5, corpo 12, fonte Times New Roman, salvos em extensão .doc ou .docx.

Os arquivos devem ser enviados de acordo com o Template da Revista.

Título, resumo e palavras-chave

Título em português, em inglês e no idioma original, se outro, devendo o mesmo expressar, de forma clara e precisa, o conteúdo geral do trabalho. Deve ter, no máximo, cerca de 15 palavras, evitando-se abreviaturas, parênteses e fórmulas. O subtítulo (se houver) deve vir precedido de dois-pontos (:) e também em caixa-alta.

Resumo em português, em inglês e no idioma original, se outro, com extensão máxima de 150 (cento e cinquenta) palavras.

Deve conter entre 120 e 150 palavras, apresentando os itens relevantes do artigo, como objetivo, referencial teórico, metodologia, resultados e conclusões. Deve-se evitar o uso de siglas, fórmulas e citações. Deve ser escrito em parágrafo único. Palavras-chave: mínimo de 3 e máximo de 5 palavras-chave, separadas por ponto, em português, inglês e no idioma original, se outro.

Textos

Os textos devem apresentar seções destinadas a introdução, desenvolvimento, considerações conclusivas e referencias, a critério dos autores e em função das especificidades e formato do trabalho.

Os originais deverão ser apresentados em tamanho A4, com margens superiores e inferiores de 2,5; esquerda e direita de 3,0;

Os originais devem obedecer às seguintes diretrizes e normas:

✓ Para qualquer destaque no corpo do texto, usar apenas aspas ou itálico, incluindo termos estrangeiros. Não usar negrito ou sublinhado;

✓ Números de um a dez devem ser escritos por extenso, assim como dezenas e centenas redondas (vinte, trezentos);

✓ Idades e (25 anos, 50 anos) e períodos de tempo (3 meses, 7 minutos, 80 anos) devem ter grafia em algarismos, independente da quantidade;

✓ Notas devem ser restritas ao mínimo necessário e devem ser numeradas sequencialmente e apresentadas em formato rodapé com corpo de texto tamanho 10 e posicionadas ao final da respectiva página;

✓ Não conter espaçamentos duplos ou triplos entre palavras;

✓ Não conter espaçamento entre caracteres especiais e entre sinais de pontuação;

✓ Não conter quebras de parágrafos ou de páginas sem padrão ounecessidade;

✓ Adotar titulação padronizada na apresentação das divisões e seções do trabalho, deixando clara a hierarquia entre os títulos;

✓ Texto atualizado conforme o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990, em vigor a partir de janeiro de 2009.

✓ Termos em língua estrangeira devem ser grafados em itálico. Caso seja preciso destacar alguma palavra ou frase, empregar também o itálico.

✓ O uso de siglas e abreviações deve ser restrito às já existentes ou convencionadas. Na primeira vez que forem mencionadas no texto, devem ser escritas por extenso e seguidas da sigla ou abreviação entre parênteses. Nas ocorrências seguintes, pode-se utilizar apenas as siglas ou abreviações.

Figuras, tabelas e quadros:

✓ Figuras (desenhos, esquemas, fluxogramas, fotografias, gráficos, mapas, organogramas, plantas, croquis, etc.), bem como quadros e tabelas devem trazer sua identificação na parte inferior, precedida da palavra designativa, número de ordem de ocorrência no texto em algarismos arábicos, seguido do respectivo título e/ou legenda explicativa de forma breve e clara.

✓ Todas as figuras devem conter a fonte de onde foram extraídas, incluindo autoria e data, mesmo quando elaboradas pelo próprio autor;

✓ As figuras devem ser enviadas em arquivo separado e ter a qualidade necessária a uma boa reprodução gráfica seja em cores ou em tons de cinza, devendo ser fornecidas em arquivos separados JPG, PNG ou TIF, com resolução mínima de 300 dpi;

✓ Tabelas, quadros e gráficos devem ser enviados em arquivos separados e em formato que possibilite edição como, por exemplo, extensões “doc” ou “xls”, para que sejam adequados ao projeto gráfico da Revista;

✓ O autor deverá indicar a entrada das figuras ao longo do texto, em locais próximos do trecho onde são mencionadas;

✓  Ajustes no posicionamento e tamanho de figuras, tabelas e quadros podem necessários por justificativas de natureza gráfica durante os trabalhos de diagramação;

✓ Caso o texto contenha figuras (fotografias, gravuras, mapas, desenhos, etc.), de autoria de terceiros, estas só poderão parte do trabalho se tiverem a devida autorização daqueles que detêm os respectivos direitos autorais, cabendo ao autor providenciar as autorizações de publicação, conforme modelo de Termo de Autorização de Imagem fornecido pela Revista da UFMG. As autorizações devem acompanhar o original quando da submissão à Revista;

✓ Legendas de obras de arte devem incluir: Artista. Título da obra, técnica, data. Exemplo: Wassily Amarelo-Vermelho-Azul, óleo sobre tela, 1925;

Citações

✓ Citações deverão ser cuidadosamente conferidas pelos autores, sendo de sua inteira responsabilidade as incorreções de texto ou grafia;

✓ Toda citação em língua estrangeira deverá ser substituída pela sua tradução em língua portuguesa, sendo que a apresentação do texto original em nota de rodapé fica a critério do autor;

✓ Usar parênteses com reticências para indicar interrupção de textos nas citações (…);

✓ Usar colchetes para indicar intervenção do autor em citação;

✓  As citações textuais longas (mais de três linhas) devem constituir um parágrafo independente, sem aspas, com recuo de 4 cm e com fonte tamanho 11;

✓ O modo de citar os nomes das obras deve ser unificado dentro do texto: Obras em geral (livros, filmes, músicas, programas de TV, quadros, esculturas etc.): itálico, por exemplo:  Manual de editoração / Duas faces da moeda: uma leitura da obra de Azevedo;

✓ Periódicos e revistas : itálico e todas as palavras com iniciais maiúsculas, por exemplo: Folha de S.Paulo / Revista da Propriedade Industrial; Artigos, ensaios, capítulos, poemas: sem itálico, entre aspas e apenas a primeira palavra com inicial maiúscula: por exemplo: “O corvo” / “Há uma gota de sangue em cada poema”.

Referências

✓ Deve-se referenciar apenas os textos e outros documentos citados no trabalho;

✓ Deve-se utilizar o itálico para o destaque dos títulos e, sempre que possível, informar os nomes dos autores por extenso.

✓ As referências bibliográficas devem obedecer aos critérios estabelecidos pela ABNT NBR 10520:2002 e pela NBR 6023:2018;

✓ Nas submissões em espanhol ou inglês, pode-se usar as normas da APA – sendo que neste caso também recomenda-se que os nomes e sobrenomes dos autores sejam escritos por extenso.

✓ Nas referências de artigos publicados em periódicos, informar o DOI sempre que disponível.

Declaração de Direito Autoral

✓ Autores que publicam na Revista da UFMG mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

✓ Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

✓ Autores que publicam nesta revista aceitam o compartilhamento de imagens e vídeos, referentes ao trabalho publicado, nas mídias sociais da revista e concordam com a política de privacidade e proteção de dados pessoais vigente na Universidade Federal de Minas Gerais.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.