Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A Revista da UFMG funciona em fluxo contínuo de publicações. As publicações são apresentadas em um volume único anual de acordo com as aprovações dos artigos e publicações acadêmicas feitas pelos avaliadores e editores convidados.
  • As contribuições de artigos científicos são avaliadas por pareceristas ad hoc, por meio de revisão às cegas, reservando-se o direito da Revista e dos editores convidados para o dossiê de propor modificações com a finalidade de adequar os artigos e demais trabalhos aos seus padrões editoriais.
  • As edições da Revista podem contar ainda com trabalhos de autores convidados em função da relevância de suas contribuições para as temáticas propostas, a critério dos editores.
  • Os originais submetidos à Revista não podem estar em processo de avaliação simultânea em outra publicação, caso contrário, deve-se justificar os motivos em “Comentários ao editor”.
  • Os originais devem ser inéditos no Brasil, cabendo à Comissão Editorial avaliar a conveniência de publicar ou não trabalhos já divulgados em outros idiomas por revistas e/ou por veículos e órgãos editoriais de outros países. Após a publicação nesta Revista, os textos poderão ser submetidos a outros processos editoriais, sob a condição de conterem nota com a referência da publicação original.
  • Os autores devem se certificar que as abordagens e os instrumentos metodológicos utilizados obedeceram aos procedimentos éticos estabelecidos para a pesquisa científica. A originalidade dos trabalhos deverá estar garantida, podendo, em caso de plágio, o(a) autor(a) responsável pela submissão responder judicialmente sob a acusação de Crime de Violação aos Direitos Autorais, segundo o artsegundo art. 184 – Código Penal.
  • Os autores devem se certificar que as abordagens e os instrumentos metodológicos utilizados obedeceram aos procedimentos éticos estabelecidos para a pesquisa científica. A originalidade dos trabalho deverá estar garantida, podendo, em caso de plágio, o(a) autor(a) responsável pela submissão responder judicialmente sob a acusação de Crime de Violação aos Direitos Autorais, segundo art. 184 – Código Penal.
  • São de exclusiva responsabilidade dos autores os conceitos e opiniões emitidas, bem como a utilização de quaisquer elementos gráficos e ou textuais em seus trabalhos (reprodução de imagens, tabelas, citações, etc.).
  • A Revista da UFMG não cobra taxas para submissão, avaliação ou publicação de trabalhos.

Diretrizes para Autores

✓ Poderão ser encaminhados trabalhos em português, espanhol ou inglês, podendo, no caso de convidados, haver publicações originais em outro idioma a critério dos editores.

✓ Toda submissão deve conter o título, o resumo e as palavras-chave em português, inglês e no idioma original.

✓ Esta Revista publica trabalhos com, preferencialmente, até quatro autores.

✓ No ato da submissão do trabalho, devem ser informados os nomes de todos os autores, sendo recomendado que pelo menos um tenha o título de doutor.

✓ Nos metadados da submissão, deve-se inserir um minicurrículo de cada autor, com até 60 palavras.

✓ Nesse mesmo campo sugere-se que sejam inseridos também os usuários dos autores nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.

✓ É obrigatório o preenchimento dos campos ORCID, URL (Lattes), País e Instituição/Afiliação.

Processo de avaliação:

Os artigos submetidos passarão por uma primeira etapa de avaliação, que contempla:

1) Análise por softwares anti plágio (Check for Plagiarism). Havendo qualquer ocorrência que possa caracterizar plágio, os autores serão imediatamente informados e o processo avaliativo suspenso.

2) Verificação de todos os itens listados em Checklist para avaliação inicial de trabalhos.

3) Verificação da pertinência do texto à linha editorial, à temática da chamada e ao escopo da Revista. Textos em desacordo com qualquer desses itens serão recusados pela Comissão Editorial.

A etapa seguinte consiste na avaliação às cegas por pares. Os trabalhos aprovados na avaliação preliminar serão encaminhados para a avaliação às cegas por, pelo menos, dois avaliadores,, que se orientarão por um roteiro de avaliação disponibilizado.

O resultado da avaliação feita pelos avaliadores pode ser:

1) Aceito: o avaliador poderá, a seu critério, fazer ou não comentários sobre o texto.

2) Revisões requeridas: o avaliador deverá apontar possíveis alterações a serem realizadas antes da publicação, com anotações no corpo do texto e/ou em relatório anexo. O texto não retornará ao avaliador, ficando a cargo da Comissão Editorial verificar se as pendências foram sanadas pelo autor durante o prazo especificado, assim como determinar a publicação ou não do texto.

3) Não aceito: o avaliador deverá apontar os itens que levaram à reprovação do texto, podendo apresentar sugestões para a sua melhoria, visando futuras submissões.

Os avaliadores são indicados pelos editores convidados, com apoio da Comissão Editorial.

Segundo o regimento interno da Revista da UFMG, a Comissão Editorial, presidida pelo Editor Chefe, é integrada por seis membros da comunidade da UFMG, docentes ou não docentes, escolhidos pelo Conselho Editorial para mandato de três anos, permitida a recondução.

Neste periódico, a média de tempo de avaliação dos trabalhos tem sido de quatro meses. Além disso, este periódico adota a política editorial de fluxo continuo de publicações, no qual os artigos aceitos são imediatamente publicado com DOI.

O conteúdo dos trabalhos submetidos à revista são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, não refletindo obrigatoriamente a opinião do Conselho Editorial e da Comissão Editorial da Revista.

Estes periódico não se responsabiliza pela normatização e revisão do texto.

Sobre os tipos de trabalhos:

São aceitos pela Revista da UFMG

   a) Artigos: resultados de pesquisa empírica ou teórica; revisão crítica sistemática e integrativa da produção científica e acadêmica na área; 

Deve vir acompanhado de resumo com extensão entre 120 e 150 palavras e de três a cinco palavras-chave. O artigo completo, incluindo título, resumo, palavras-chave e referências, deve ter entre 5500 e 9000 palavras.

      b) Resenhas e crônicasTexto que apresente leitura crítica de obras relevantes para a área temática da Revista. Deve ter entre 1.500 e 3.000 palavras.

      c) Artigos de opinião: texto argumentativo, abordando tópicos relevantes na área temática dos dossiês propostos na Revista, que expresse a opinião do autor dialogando com a produção científica abordada. 

Deve vir acompanhado de resumo com extensão entre 120 e 150 palavras e de três a cinco palavras-chave. O artigo completo, incluindo título, resumo, palavras-chave e referências, deve ter entre 1.500 e 3.000 palavras.

      d) Entrevista: entrevista inédita com pessoas que possuam contribuições significativas, seja pela sua prática, seja pela sua produção acadêmica, para a área temática da Revista. Deve ter entre 1.000 e 3.000 palavras.

      e) Produções artísticas e culturais: são aceitas de acordo com a proposta de curadoria do Dossiê temático proposto pela Revista em seu fluxo contínuo.

Sobre a estrutura e a formatação dos trabalhos:

Os arquivos devem ser enviados em formato DOC, DOCX, , de acordo com o Template da Revista.

1) Elementos pré-textuais:

Título: deve ter, no máximo, 15 palavras, evitando-se abreviaturas, parênteses e fórmulas. O subtítulo (se houver) deve vir precedido de dois-pontos (:) e também em caixa-alta. O titulo em inglês deve ser apresentado logo abaixo e seguir as mesmas diretrizes

Resumo: deve conter entre 120 e 150 palavras, apresentando os itens relevantes do artigo, como objetivo, referencial teórico, metodologia, resultados/conclusões. Deve-se evitar o uso de siglas, fórmulas e citações. Deve ser escrito em parágrafo único. O abstract deve seguir as mesmas orientações

Palavras-chave: mínimo 3 e máximo 5 palavras-chave, separadas por ponto.

Toda submissão deve trazer, na primeira página, título, resumo e palavras-chave em português e a tradução desses elementos para o inglês.

O texto deve apresentar introdução, desenvolvimento e conclusão. Ressalta-se que essa é apenas uma orientação. Essas partes, conservando-se a ordem em que aparecem no texto, podem ser nomeadas de modo diferente e/ou conter subdivisões de acordo com a preferência dos autores.

      a) Citações: deve-se seguir as normas da ABNT NBR-10520 para citações. 

      b) Notas de pé de página (rodapé): devem ser restritas ao mínimo indispensável; devem ser numeradas sequencialmente; alocadas ao final da página correspondente.

      c) Termos em língua estrangeira devem ser grafados em itálico. Caso seja preciso destacar alguma palavra ou frase, empregar também o itálico.

      d) O uso de siglas e abreviações deve ser restrito às já existentes ou convencionadas. Na primeira vez que forem mencionadas no texto, devem ser escritas por extenso e seguidas da sigla ou abreviação entre parênteses. Nas ocorrências seguintes, pode-se utilizar apenas as siglas ou abreviações.

      e) Recomenda-se a grafia dos números de um a dez por extenso, assim como das dezenas e centenas redondas (vinte, trezentos), e a grafia em algarismos para quaisquer idades (50 anos) e períodos de tempo (3 meses, 7 minutos, 80 anos).

      f) Os recursos visuais (desenhos, esquemas, fluxogramas, fotografias, gráficos, mapas, organogramas, plantas, quadros, retratos, quadros e tabelas) devem trazer sua identificação na parte inferior, precedida da palavra designativa, seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, do respectivo título e/ou legenda explicativa de forma breve e clara. Abaixo da identificação, deve ser inserida a fonte. Imagens, gráficos, quadros e tabelas elaborados pelos autores devem conter tal informação na fonte. Caso o trabalho seja aprovado, poderá ser solicitado o envio dos recursos visuais no formato JPG com resolução acima de 300 dpi. Tabelas e quadros devem ser inseridos em formato de texto. 

Referências: Deve-se referenciar apenas os textos/materiais citados no trabalho, seguindo as normas da ABNT NBR-6023 para referências. Deve-se utilizar o itálico para o destaque dos títulos e, sempre que possível, informar os nomes dos autores por extenso. Nas referências de artigos publicados em periódicos, informar o DOI sempre que houver.

Diretrizes éticas:

A Revista da UFMG segue a definição de acesso aberto, princípios de transparência e melhores práticas na publicação acadêmica, em seu processo editorial e pós-publicação, abrangendo as Diretrizes do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPQ) e todos os princípios e padrões recomendados pela Committee on Publication Ethics (COPE), organização internacional de referência em integridade e ética em publicações científicas, conforme disponibilizado em: https://publicationethics.org/guidance/Guidelines.

Qualquer suspeita ou denúncia de má conduta de autores, avaliadores ou da equipe editorial deve ser encaminhada no e-mail: revisadaufmg@ufmg.br, para análise conforme as diretrizes e princípios adotados pela Revista da UFMG.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.