Sobre a Revista

Apresentação

A Revista da UFMG tem por objetivo abordar temáticas numa perspectiva transdisciplinar, abrangendo aspectos acadêmicos, sociais e culturais da contemporaneidade.  

Criada em 1929 com o nome de Revista da UFMG, funcionou periodicamente até 1969 em formato impresso. Após esse ano foi interrompida sua publicação por 43 anos. Ela foi relançada em 2012 com periodicidade semestral e passou em 2020 a ser uma das atividades do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT) da UFMG, com periodicidade quadrimensal e em versão digital abrigada no Portal de Periódicos da UFMG. Em 2023 a Revista passou a funcionar em fluxo contínuo com seções estruturadas. Neste novo formato (fluxo contínuo), em cada volume anual há uma tema em destaque na seção Dossiê, que publica exclusivamente artigos científicos. Há também seções acadêmicas, culturais e artísticas que apresentam gêneros textuais diversos e objetos digitais artísticos que refletem ou se somam às abordagens  presentes  no Dossiê temático. 

Sua classificação Qualis – CAPES (2017-2020):

        • A4 - Interdisciplinar.

ISSN eletrônico: 2965-6931

ISSN impresso: 2316-770X

Conheça as normas para publicação.

Edição Atual

v. 30 (2023): Inteligência e Inteligência Artificial
Revista da UFMG escrito na cor preto e fluxo contínuo de publicações na cor azul.
Publicado: 2023-12-26

Artigos

Ver Todas as Edições

A Revista da UFMG é uma publicação em fluxo contínuo da Universidade Federal de Minas Gerais e tem como objetivo principal abordar temáticas específicas, numa perspectiva interdisciplinar, podendo divulgar também resultados de pesquisas e de produções teóricas e artísticas diversas.