Envíos

El registro y el inicio de sesión son necesarios para enviar elementos en línea y para comprobar el estado de los envíos recientes. Ir a Iniciar sesión a una cuenta existente o Registrar una nueva cuenta.

Lista de comprobación para la preparación de envíos

Como parte del proceso de envío, los autores/as están obligados a comprobar que su envío cumpla todos los elementos que se muestran a continuación. Se devolverán a los autores/as aquellos envíos que no cumplan estas directrices.
  • - La Revista de la Universidad Federal de Minas Gerais tiene periodicidad trimestralmente y publica originales de autores que presentan trabajos en respuesta a convocatorias temáticas indicadas por el Consejo Editorial y formuladas por editores que pueden ser invitados.

    - Las contribuciones son evaluadas por árbitros ad hoc, a través de una revisión de doble ciego, reservándose el derecho de la Revista a proponer modificaciones con la propósito de adecuar los artículos y otros trabajos a sus normas editoriales.
    - Las ediciones de la Revista también podrán incluir trabajos de autores invitados. dependiendo de la relevancia de sus contribuciones a los temas propuestos, los discreción de los editores. Los manuscritos enviados a la Revista no pueden estar en proceso de evaluación. Simultáneamente en otra publicación, de lo contrario, las razones deben ser justificadas en “Comentarios al editor”.

    - Los originales deben ser inéditos en Brasil, y la Comisión Editorial es responsable de evaluar los conveniencia de publicar o no publicar obras ya publicadas en otros idiomas por revistas y editoriales de otros países. - - -

    - Después de la publicación en esta Revista, los textos pueden ser enviados a otras procesos editoriales, con la condición de que contengan una nota con la referencia del publicación original.

    - Los autores deben asegurarse de que los enfoques e instrumentos los métodos utilizados obedecían los procedimientos éticos establecidos para la investigación científica.

    - Se debe garantizar la originalidad del trabajo y, En caso de plagio, el autor responsable de la presentación responde judicialmente bajo el acusación de Delito de Violación de los Derechos de Autor, según el art. 184 - Código Delincuente. Los autores son los únicos responsables de los conceptos y opiniones expresados,
    así como el uso de cualquier elemento en su trabajo (reproducción imágenes, tablas, citas, etc.).

    - La Revista da UFMG no cobra tasas por envío, evaluación o publicación de obras.

Directrices para autores/as

✓ Poderão ser encaminhados trabalhos em português, espanhol ou inglês, podendo, no caso de convidados, haver publicações originais em outro idioma a critério dos editores.

✓ Toda submissão deve conter o título, o resumo e as palavras-chave em português, inglês e no idioma original.

✓ Esta Revista publica trabalhos com, preferencialmente, até quatro autores.

✓ No ato da submissão do trabalho, devem ser informados os nomes de todos os autores, sendo necessário que pelo menos um tenha o título de doutor.

✓ Nos metadados da submissão, deve-se inserir um minicurrículo de cada autor, com até 60 palavras.

✓ Nesse mesmo campo sugere-se que sejam inseridos também os usuários dos autores nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.

✓ É obrigatório o preenchimento dos campos ORCID, URL (Lattes), País e Instituição/Afiliação.

Processo de avaliação:

Os artigos submetidos passarão por uma primeira etapa de avaliação, que contempla:

1) Análise por softwares anti plágio (Check for Plagiarism). Havendo qualquer ocorrência que possa caracterizar plágio, os autores serão imediatamente informados e o processo avaliativo suspenso.

2) Verificação de todos os itens listados em Checklist para avaliação inicial de trabalhos.

3) Verificação da pertinência do texto à linha editorial, à temática da chamada e ao escopo da Revista. Textos em desacordo com qualquer desses itens serão recusados pela Comissão Editorial.

A etapa seguinte consiste na avaliação às cegas por pares. Os trabalhos aprovados na avaliação preliminar serão encaminhados para a avaliação às cegas por, pelo menos, dois avaliadores, que se orientarão por um roteiro de avaliação disponibilizado.

O resultado da avaliação feita pelos avaliadores pode ser:

1) Aceito: o avaliador poderá, a seu critério, fazer ou não comentários sobre o texto.

2) Revisões requeridas: o avaliador deverá apontar possíveis alterações a serem realizadas antes da publicação, com anotações no corpo do texto e/ou em relatório anexo. O texto não retornará ao avaliador, ficando a cargo da Comissão Editorial verificar se as pendências foram sanadas pelo autor durante o prazo especificado, assim como determinar a publicação ou não do texto.

3) Não aceito: o avaliador deverá apontar os itens que levaram à reprovação do texto, podendo apresentar sugestões para a sua melhoria, visando futuras submissões.

Os avaliadores são indicados pelos editores convidados, com apoio da Comissão Editorial.

Segundo o regimento interno da Revista da UFMG, a Comissão Editorial, presidida pelo Editor Chefe, é integrada por seis membros da comunidade da UFMG, docentes ou não docentes, escolhidos pelo Conselho Editorial para mandato de três anos, permitida a recondução.

Neste periódico, a média de tempo de avaliação dos trabalhos tem sido de quatro meses. Além disso, este periódico adota a política editorial de fluxo continuo de publicações, no qual os artigos aceitos são imediatamente publicado com DOI.

O conteúdo dos trabalhos submetidos à revista são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, não refletindo obrigatoriamente a opinião do Conselho Editorial e da Comissão Editorial da Revista.

Estes periódico não se responsabiliza pela normatização e revisão do texto (são de inteira responsabilidade dos autores).

Sobre os tipos de trabalhos:

São aceitos pela Revista da UFMG

   a) Artigos: resultados de pesquisa empírica ou teórica; revisão crítica sistemática e integrativa da produção científica e acadêmica na área; 

Deve vir acompanhado de resumo com extensão entre 120 e 150 palavras e de três a cinco palavras-chave. O artigo completo, incluindo título, resumo, palavras-chave e referências, deve ter entre 5500 e 9000 palavras.

      b) Resenhas e crônicasTexto que apresente leitura crítica de obras relevantes para a área temática da Revista. Deve ter entre 1.500 e 3.000 palavras.

      c) Artigos de opinião: texto argumentativo, abordando tópicos relevantes na área temática dos dossiês propostos na Revista, que expresse a opinião do autor dialogando com a produção científica abordada. 

Deve vir acompanhado de resumo com extensão entre 120 e 150 palavras e de três a cinco palavras-chave. O artigo completo, incluindo título, resumo, palavras-chave e referências, deve ter entre 1.500 e 3.000 palavras.

      d) Entrevista: entrevista inédita com pessoas que possuam contribuições significativas, seja pela sua prática, seja pela sua produção acadêmica, para a área temática da Revista. Deve ter entre 1.000 e 3.000 palavras.

      e) Produções artísticas e culturais: são aceitas de acordo com a proposta de curadoria do Dossiê temático proposto pela Revista em seu fluxo contínuo.

Sobre a estrutura e a formatação dos trabalhos:

Os arquivos devem ser enviados em formato DOC, DOCX, , de acordo com o Template da Revista.

1) Elementos pré-textuais:

Título: deve ter, no máximo, 15 palavras, evitando-se abreviaturas, parênteses e fórmulas. O subtítulo (se houver) deve vir precedido de dois-pontos (:) e também em caixa-alta. O titulo em inglês deve ser apresentado logo abaixo e seguir as mesmas diretrizes

Resumo: deve conter entre 120 e 150 palavras, apresentando os itens relevantes do artigo, como objetivo, referencial teórico, metodologia, resultados/conclusões. Deve-se evitar o uso de siglas, fórmulas e citações. Deve ser escrito em parágrafo único. O abstract deve seguir as mesmas orientações

Palavras-chave: mínimo 3 e máximo 5 palavras-chave, separadas por ponto.

Toda submissão deve trazer, na primeira página, título, resumo e palavras-chave em português e a tradução desses elementos para o inglês.

O texto deve apresentar introdução, desenvolvimento e conclusão. Ressalta-se que essa é apenas uma orientação. Essas partes, conservando-se a ordem em que aparecem no texto, podem ser nomeadas de modo diferente e/ou conter subdivisões de acordo com a preferência dos autores.

      a) Citações: deve-se seguir as normas da ABNT NBR-10520 para citações. 

      b) Notas de pé de página (rodapé): devem ser restritas ao mínimo indispensável; devem ser numeradas sequencialmente; alocadas ao final da página correspondente.

      c) Termos em língua estrangeira devem ser grafados em itálico. Caso seja preciso destacar alguma palavra ou frase, empregar também o itálico.

      d) O uso de siglas e abreviações deve ser restrito às já existentes ou convencionadas. Na primeira vez que forem mencionadas no texto, devem ser escritas por extenso e seguidas da sigla ou abreviação entre parênteses. Nas ocorrências seguintes, pode-se utilizar apenas as siglas ou abreviações.

      e) Recomenda-se a grafia dos números de um a dez por extenso, assim como das dezenas e centenas redondas (vinte, trezentos), e a grafia em algarismos para quaisquer idades (50 anos) e períodos de tempo (3 meses, 7 minutos, 80 anos).

      f) Os recursos visuais (desenhos, esquemas, fluxogramas, fotografias, gráficos, mapas, organogramas, plantas, quadros, retratos, quadros e tabelas) devem trazer sua identificação na parte inferior, precedida da palavra designativa, seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, do respectivo título e/ou legenda explicativa de forma breve e clara. Abaixo da identificação, deve ser inserida a fonte. Imagens, gráficos, quadros e tabelas elaborados pelos autores devem conter tal informação na fonte. Caso o trabalho seja aprovado, poderá ser solicitado o envio dos recursos visuais no formato JPG com resolução acima de 300 dpi. Tabelas e quadros devem ser inseridos em formato de texto. 

Referências: Deve-se referenciar apenas os textos/materiais citados no trabalho, seguindo as normas da ABNT NBR-6023 para referências. Deve-se utilizar o itálico para o destaque dos títulos e, sempre que possível, informar os nomes dos autores por extenso. Nas referências de artigos publicados em periódicos, informar o DOI sempre que houver.

Diretrizes éticas:

A Revista da UFMG segue a definição de acesso aberto, princípios de transparência e melhores práticas na publicação acadêmica, em seu processo editorial e pós-publicação, abrangendo as Diretrizes do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPQ) e todos os princípios e padrões recomendados pela Committee on Publication Ethics (COPE), organização internacional de referência em integridade e ética em publicações científicas, conforme disponibilizado em: https://publicationethics.org/guidance/Guidelines.

Qualquer suspeita ou denúncia de má conduta de autores, avaliadores ou da equipe editorial deve ser encaminhada no e-mail: revisadaufmg@ufmg.br, para análise conforme as diretrizes e princípios adotados pela Revista da UFMG.

Declaración de privacidad

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.