v. 6 n. 1 (2025): Limiares destituintes: política, direito, teologia e linguagem (jan/jun 2025)
Dossiê especial

Historiografia artística e a criação do Espaço de Arqueologia Filosófica 2009–2019

Ido Govrin
University of Thessaly
Biografia

Publicado 31-07-2025

Palavras-chave

  • arqueologia filosófica,
  • pesquisa artística,
  • historiografia artística,
  • história,
  • Giorgio Agamben

Como Citar

GOVRIN, Ido. Historiografia artística e a criação do Espaço de Arqueologia Filosófica 2009–2019. (Des)troços: revista de pensamento radical, Belo Horizonte, v. 6, n. 1, p. e57604, 2025. DOI: 10.53981/destrocos.v6i1.57604. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistadestrocos/article/view/57604. Acesso em: 25 dez. 2025.

Resumo

Este ensaio visual desenvolve minha pesquisa sobre arqueologia filosófica por meio da prática artística, mostrando como a arqueologia filosófica — um método de investigação histórica que essencialmente encarna a relação com a história e a pesquisa historiográfica — é concebida e realizada como um modus operandi artístico, como uma historiografia artística. Assim, no centro desta pesquisa está uma pergunta ampla: como os artistas podem historicizar? O que se apresenta a seguir, sendo apenas um caso específico, busca uma resposta — trata-se da exposição de um espaço de pesquisa (intitulado Espaço de Arqueologia Filosófica 2009–2019), constituído como e por meio da arqueologia filosófica na minha própria prática artística entre os anos de 2009 e 2019. Por fim, esta pesquisa reflete sobre o potencial da arqueologia filosófica (como modus operandi artístico, como “Ar[t]queologia”) de distender o discurso da história e da historiografia.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

  1. ABRAHAM, Julia. Collimation. In: MVS CATALOGUE. Toronto: Master of Visual Arts, 2014. Exhibition Catalogue.
  2. AGAMBEN, Giorgio. Creation and Anarchy: The Work of Art and the Religion of Capitalism. Transl. Adam Kotsko. Stanford, CA: Stanford University, 2019.
  3. AGAMBEN, Giorgio. The Signature of All Things: On Method. Transl. Luca Di Santo and Kevin Attell. New York: Zone Books, 2009.
  4. AGAMBEN, Giorgio. The Vocabulary and the Voice. In: BENVENISTE, Émile. Dictionary of Indo-European Concepts and Society. Chicago: HAU, 2016. pp. ix–xx.
  5. AMICHAI, Yehuda. Ein-Gedi. In: VE LO AL-MENAT LIZKOR (Not for the Sake of Remembering). Tel-Aviv: Schocken, 1975.
  6. BARTHES, Roland. Listening. In: BARTHES, Roland. The Responsibility of Forms: Critical Essays on Music, Art, and Representation. Transl. Richard Howard. New York: Hill and Wang, 1985. pp. 245–260.
  7. BENJAMIN, Walter. One-Way Street and Other Writings. Transl. Edmund Jephcott and Kingsley Shorter. London: NLB, 1978.
  8. BENJAMIN, Walter. The Origin of German Tragic Drama. Transl. John Osborne. London: Verso, 1998.
  9. BISHOP, Claire. Installation Art: A Critical History. New York: Routledge, 2005.
  10. CASSIRER, Ernst; KRISTELLER, Paul Oskar; RANDALL, John Herman (Org.). The Renaissance Philosophy of Man. Chicago: The University of Chicago, 1948.
  11. CERELLA, Antonio. The Myth of Origin: Archaeology and History in the Work of Agamben and Girard. In: BRIGHI, Elisabetta; CERELLA, Antonio (Eds.). The Sacred and the Political: Exploration on Mimesis, Violence, and Religion. London: Bloomsbury, 2016.
  12. CHAN, Paul. A Time Apart. In: BIESENBACH, Klaus (Org.). Greater New York. New York: MoMA PS1, 2010. pp. 53–55.
  13. DELEUZE, Gilles. Folding, or the Inside of Thought (Subjectivation). In: KELLY, Michael (Org.). Critique and Power: Recasting the Foucault/Habermas Debate. Massachusetts: MIT, 1994. pp. 315–347.
  14. ERBER, Pedro. Contemporaneity and its Discontents. Diacritics, v. 41, n. 1, pp. 28–49, 2013.
  15. FLUSSER, Vilém. On Fiction. Transl. Derek Hales e Erick Felinto. &&&, May 12, 2016. Available at: http://tripleampersand.org/flusser-on-fiction.
  16. FOUCAULT, Michel; LOTRINGER, Sylvère (Org.). Foucault Live: Collected Interviews, 1961–1984. Transl. Lysa Hochroth e John Johnston. New York: Semiotext(e), 1996.
  17. GOULD, Peter; WHITE, Rodney. Mental Maps. Harmondsworth: Penguin, 1974.
  18. GOVRIN, Ido. Philosophical archaeology: with and beyond Agamben on philosophy, history, and art. Albany, NY: State University of New York, 2023.
  19. GOVRIN, Ido. To return to a place, is, like dying. Jerusalem: Hansen House, 2016.
  20. HUTCHINSON, John et al. Antony Gormley. London: Phaidon, 2000.
  21. KIRST, Karoline. Walter Benjamin’s 'Denkbild': Emblematic Historiography and the Recent Past. Monatshefte, v. 86, n. 4, pp. 514-524, 1994.
  22. LANZMANN, Claude. Shoah. [Film]. Les Films Aleph, 1985.
  23. LANZMANN, Claude. The Karski Report. [Film]. ARTE, 2010.
  24. LIBERA, Alain de. Archéologie du sujet: Naissance de sujet. Paris: Vrin, 2007.
  25. LIBERA, Alain de. Subject (Re–/decentred). Radical Philosophy, n. 167, pp. 15-23, may/jun. 2011.
  26. LIBERA, Alain de. When Did the Modern Subject Emerge? American Catholic Philosophical Quarterly, v. 82, n. 2, pp. 181–220, 2008.
  27. OEI, Amos Winarto. The Impassible God Who “Cried”. Themelios, v. 41, n. 2, pp. 238-247, Aug. 2016.
  28. PILGRIM, Richard B. Intervals (“Ma”) in Space and Time: Foundations of a Religio-Aesthetic Paradigm in Japan. History of Religions, v. 25, n. 3, pp. 255-277, Feb. 1986.
  29. ROSS, Christine. The Past is the Present; It’s The Future Too: The Temporal Turn in Contemporary Art. New York: Bloomsbury, 2012.
  30. ZALMONA, Yigal et al. (Ed.). Routes of Wandering: Nomadism, Journeys and Transitions in Contemporary Israeli Art. Jerusalem: The Israel Museum, 1991. Exhibition Catalogue.
  31. VAN ALPHEN, Ernst. Caught by History: Holocaust Effects in Contemporary Art, Literature and Theory. Stanford, CA: Stanford University, 1998.
  32. WHYTE, Ryan. Studio as History. Elmwood, CT: Potes & Poets, 1998.