GEOLOGIA APLICADA À GESTÃO E PLANEJAMENTO URBANO – ANÁLISE DE MULTICRITÉRIO DA PORÇÃO SUL DA MANCHA URBANA DE NOVA LIMA E HONÓRIO BICALHO
DOI:
https://doi.org/10.18285/geonomos.v27i1.21848Resumen
Este estudo visa mostrar a aplicação da geologia em áreas urbanizadas para resolução de problemas geoambientais decorrentes da interação do homem com o meio físico. Muitas vezes estes problemas são ocasionados pela falta de planejamento governamental e conhecimento da sociedade acerca de fatores geológicos, morfológicos, hidrológicos, e suas implicações na gestão e planejamento urbano. E são exatamente estas causas que conduzem as pessoas a uma situação de vulnerabilidade. Para alcançar os objetivos deste trabalho, procurou-se aplicar uma análise multicriterial, que consiste em uma metodologia de Geoprocessamento que permite realizar análises de síntese por meio da combinação de diversas variáveis. Utiliza-se, para tanto, o exemplo do crescimento urbano na porção sul da cidade de Nova Lima e região de Honório Bicalho, segundo o eixo de expansão urbana na rodovia MG-030. Os resultados indicam áreas com susceptibilidade e vulnerabilidade relacionada a movimentos gravitacionais de massa, a partir das variáveis mensuradas no modelo. Os mapas temáticos gerados podem auxiliar na tomada de decisões no que tange à ocupação antrópica de áreas de risco e, dessa forma, contribuir com uma interação adequada entre expansão urbana e espaço físico.
Palavras-Chave: Geologia Urbana. Geoprocessamento. Análise de Multicritério. Risco Geológico. Tomada de decisões.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
The copyrights of the works published in Geonomos are those of the author, with rights of first publication for the journal.