Uma breve descrição da Extensão Universitária na UNIFAL-MG

Autores

  • Paulo Henrique de Souza Instituto de Ciências da Natureza da UNIFAL-MG Universidade Federal de Alfenas
  • Denis da Silva Moreira Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Alfenas UNIFAL-MG
  • Marta Maria Pereira de Souza

Palavras-chave:

Extensão, Parceria. Sociedade. Ações. Projeto.

Resumo

Desde 2003 verifica-se um constante incremento nas ações extensionistas desenvolvidas na UNIFAL-MG assegurando um permanente processo de trocas com a comunidade. Essa trajetória que se iniciou com os cursos de saúde – Farmácia, Odontologia e Enfermagem dentre outros – estende-se pelos novos cursos que foram instalados na Instituição a partir de sua adesão ao Reuni. Hoje as demais áreas do conhecimento – Biológicas e Humanas – também participam desse processo. Graças ao perfil que a Extensão possui, um número expressivo de programas e projetos é desenvolvido em parceria beneficiando tanto os proponentes como os parceiros envolvidos. Prova disso encontra-se no Programa “Construindo Cidadãos” que além de possuir um leque expressivo de parceiros externos – Governo, Ong´s e Iniciativa Privada – articula o trabalho de diferentes docentes e graduandos advindos da Enfermagem, Biologia e Geografia dentre outros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Henrique de Souza, Instituto de Ciências da Natureza da UNIFAL-MG Universidade Federal de Alfenas

Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1993), mestrado em Engenharia Civil - Hidraulica pela Universidade de São Paulo (1998), doutorado em Ciências da Engenharia Ambiental pela Universidade de São Paulo (2005) e pós-doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2010). Atualmente é coordenador do curso de Geografia modalidade Bacharelado do Instituto de Ciências da Natureza da Universidade Federal de Alfenas UNIFAL-MG.

Denis da Silva Moreira, Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Alfenas UNIFAL-MG

Enfermeiro, Professor das disciplinas de Enfermagem Neonatal e Pediátrica da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG. Coordenador do Centro Regional de Referência para Formação Permanente dos Profissionais que atuam nas Redes de Atenção Integral à Saúde e de Assistência Social com Usuários de Crack e outras Drogas. Tutor do Programa de Educação Tutorial - PET-Enfermagem. Possui doutorado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (2007), mestrado em Ciências Biológicas - Farmacologia pela Universidade Federal de Alfenas (2000), graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Alfenas (1993). Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Neonatal e Pediátrica, atuando principalmente nos seguintes temas: drogas, medicamentos, saúde da criança e adolescente,hospitalização e doença crônica.

Downloads

Publicado

2014-09-22

Como Citar

DE SOUZA, P. H.; MOREIRA, D. da S.; PEREIRA DE SOUZA, M. M. Uma breve descrição da Extensão Universitária na UNIFAL-MG. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 17–35, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/18939. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos