Acesso à justiça e extensão: a contribuição da universidade para a efetivação dos direitos da infância e juventude

Autores

  • Lucas Jeronimo Ribeiro da Silva Universidade Federal de Minas Gerais
  • Anelice Teixeira Costa Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Acesso à Justiça, Criança e Adolescente, Extensão Universitária

Resumo

O presente trabalho visa demonstrar o papel transformador da Universidade, por meio de suas ações de extensão, para a efetivação dos direitos da criança e do adolescente. Para tanto, serão analisados os projetos “RECAJ nas Escolas”, “Educação e Alteridade: Por uma cultura voltada à paz nos espaços escolares” e “Arte e Alteridade no ambiente escolar”, como iniciativas acadêmicas adequadas para a promoção do acesso à justiça em meio ao público infanto-juvenil. Diante do cenário de violência nas instituições de ensino e do acirramento das disputas entre os pares estudantis, a Universidade exerce importante função ao viabilizar atividades transdiciplinares que primem pela informação, reflexão e problematização de novos paradigmas para a coesão social. Assim, abebera-se do pensamento de Boaventura de Sousa Santos e Cappelletti e Garth .

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Jeronimo Ribeiro da Silva, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduando em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais. Pesquisador PIBIC/CNPq à frente do projeto "Acesso à Justiça e a efetividade da proteção integral da criança e do adolescente: o papel do conselho tutelar para o combate à violência nas escolas". Integrante do Programa de Resolução de Conflitos e Acesso à Justiça da Faculdade de Direito - RECAJ UFMG, coordenado pela Professora Doutora Adriana Goulart de Sena Orsini. Principais temas de pesquisa: Acesso à Justiça, Educação, Direitos Humanos, Estatuto da Criança e do Adolescente, Formas Consensuais de Resolução de conflitos e Cultura da Paz nas Escolas.

Downloads

Publicado

2014-09-22

Como Citar

SILVA, L. J. R. da; COSTA, A. T. Acesso à justiça e extensão: a contribuição da universidade para a efetivação dos direitos da infância e juventude. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 76–92, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/18942. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Ensaios