Agência de Notícias VAN: práticas extensionistas por meio do jornalismo

Autores

  • Filomena Maria Avellina Bomfin Universidade Federal de São João del-Rei
  • Ivan Vasconcelos Figueiredo Universidade Federal de São João del-Rei
  • Alessandra de Falco Brasileiro Universidade Federal de São João del-Rei
  • Rhafaela Dáfni Alves Resende Universidade Federal de São João del-Rei
  • Fernanda Rezende Pedro Universidade Federal de São João del-Rei
  • Lis Maldos Universidade Federal de São João del-Rei

Palavras-chave:

Extensão universitária, Agência de notícias, Jornalismo, VAN

Resumo

O presente trabalho apresenta os relatos de experiência da consolidação da “Vertentes Agência de Notícias” (VAN) enquanto Programa de Extensão da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Por meio da metodologia de estudo de caso, são debatidas as práticas extensionistas, as dificuldades e soluções adotadas para a produção de uma agência de informações de porte regional no Campo das Vertentes, em Minas Gerais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Filomena Maria Avellina Bomfin, Universidade Federal de São João del-Rei

Bacharel em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Mestre em Letras - Teoria Literária e Crítica da Cultura, na linha de pesquisa Discurso e Representação Social, pela Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ). Doutorando em Estudos Linguísticos, na área Linguística do Texto e do Discurso, linha de pesquisa Análise do Discurso, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente, é professor assistente do DELAC/UFSJ no curso de Comunicação Social/Jornalismo. Tem experiência nas áreas de Assessoria de Comunicação, Telejornalismo, Estudos Culturais e Linguística (com ênfase em Análise do Discurso). Possui interesse de pesquisa em comunicação organizacional, cultura, discursos minoritários e mídia.

Ivan Vasconcelos Figueiredo, Universidade Federal de São João del-Rei

Possui graduação em Comunicação Social Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1979), mestrado no Graduate Centre For Journalism - City University, Londres(1992), mestrado em Ciências da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997) e doutorado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). Em julho de 2007, concluiu sua pesquisa pos-doutoral no McLuhan Program in Culture and Technology (MPCT), na Universidade de Toronto (CANADA), sob a orientacao do Prof. Dr. Derrick de Kerckhove. Foi professora adjunta IIII da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) de fevereiro de 1993 até dezembro de 2008, quando foi aprovada no Concurso Publico (CPD 089/2008) para provimento do cargo de docente do magistério superior, Classe Adjunto, nível II, da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Como pós-doutora na área de Comunicação, Cultura e Tecnologia, a pesquisadora especializou-se no desenvolvimento de metodologias de pesquisas para análise das novas mídias. Tem experiência em Comunicação Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: jornalismo regional, sustentabilidade, interdisciplinaridade e meio ambiente. É coordenadora e editora-chefe da Vertentes Agência de Notícias (VAN), programa de extensão registrado na Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PROEX), da UFSJ. Atualmente ministra as seguintes disciplinas no curso de Jornalismo da UFSJ: História do Jornalismo, Jornalismo Ambiental, Jornalismo Internacional, Comunicação Regional e Educomunicação.

Alessandra de Falco Brasileiro, Universidade Federal de São João del-Rei

É professora do curso de Graduação em Comunicação Social - Jornalismo na Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ), onde profere as disciplinas: Jornalismo Online, Planejamento Visual Gráfico e Gestão de Empresas de Comunicação; e orienta a empresa júnior Mosaico Comunicação Jr. Também é docente bolsista da Capes do Núcleo de Ensino à Distância (NEAD/UFSJ) na Especialização em Educação Empreendedora e Especialização Mídias na Educação. Formada em Jornalismo pela PUC-Campinas, especialista em Jornalismo Científico pelo Labjor/Unicamp, mestre em Comunicação Social pela Metodista-SP e doutoranda em Educação pela Unicamp. Formada também em Letras - Bacharelado e Licenciatura - pela Unicamp. Tem experiência profissional e acadêmica principalmente nas áreas de Jornalismo Científico e Tecnológico, Comunicação Organizacional e Educação. Já escreveu para a revista eletrônica ComCiência e para o Webinsider/UOL. É membro da Rede de Pesquisa Jornalismo e Tecnologias Digitais (JorTec). Áreas de Interesse: Jornalismo Online - Tecnologia - Jornalismo Científico - Assessoria de Imprensa - Educação a Distância.

Rhafaela Dáfni Alves Resende, Universidade Federal de São João del-Rei

Graduanda em Comunicação Social/Jornalismo pela UFSJ. Bolsista do Programa de Extensão VAN.

Fernanda Rezende Pedro, Universidade Federal de São João del-Rei

Graduanda em Comunicação Social/Jornalismo pela UFSJ. Bolsista do Programa de Extensão VAN.

Lis Maldos, Universidade Federal de São João del-Rei

Graduanda em Comunicação Social/Jornalismo pela UFSJ. Bolsista do Programa de Extensão VAN.

Downloads

Publicado

2014-09-22

Como Citar

BOMFIN, F. M. A.; FIGUEIREDO, I. V.; BRASILEIRO, A. de F.; RESENDE, R. D. A.; PEDRO, F. R.; MALDOS, L. Agência de Notícias VAN: práticas extensionistas por meio do jornalismo. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 148–157, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/18947. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Relatos de experiência