Reflexões sobre a educação pública brasileira: programa de ensino, pesquisa e extensão Pensar a Educação Pensar o Brasil 1822-2022

Autores

  • Hercules Pimenta dos Santos Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Educação, Escola pública, interdisciplinaridade, responsabilidade social, Extensão universitária

Resumo

Entendendo a importância de se refletir sobre o papel da universidade pública, por meio da sua produção do conhecimento e a responsabilidade de integrar esta produção socialmente, sentimos a necessidade de pensar esta produção sob uma perspectiva de integração, o que pressupõe uma ação interdisciplinar. Apresentamos neste trabalho uma ação que vem buscando criar e desenvolver projetos voltados para o público em geral, utilizando para isso diversas mídias, visando qualificar e expandir a reflexão acerca do tema Educação Pública. O objetivo deste artigo é apresentar à comunidade acadêmica as diversas e diversificadas ações do programa Pensar a Educação Pensar o Brasil 1822-2022, procurando demonstrar como estamos potencializando o princípio, que consideramos fundamental na atividade universitária, da indissociável relação das atividades de extensão com o ensino e a produção acadêmica do conhecimento. Objetivamos oportunizar aqui reflexões sobre a formação e o aperfeiçoamento de competências dos atores educacionais envolvidos neste programa de ações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hercules Pimenta dos Santos, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestrado em Educação pelo PPGE-FaE/UFMG, especialização em Planejamento, Implementação e Gestão de EaD pela Universidade Federal Fluminense (UFF), graduação em História Bacharelado / Licenciatura pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI-BH). Experiência na área de História, com ênfase em História da Educação. Experiência na modalidade de ensino à distância (EaD) atuando como professor formador e tutor a distância em cursos de especialização do CaED/UFMG. Conhecimentos na aplicação de redes sociais e ferramentas virtuais à Educação, com aprendizagem baseada em projetos. Professor convidado das Faculdades Milton Campos (FMC-MG), nos cursos de extensão e pós-graduação, ministrando conteúdos sobre metodologias de pesquisa, elaboração de projetos de pesquisa e de intervenção; produção e divulgação científica. Revisor do periódico Perspectivas Online Humanas e Sociais Aplicadas. Coordenador Executivo do Programa Pensar a Educação Pensar o Brasil 1822-2022.

Downloads

Publicado

2015-03-05

Edição

Seção

Artigos