Extensão universitária: construindo saberes entre língua inglesa e cultura
Palavras-chave:
Cultura, Ensino, Extensão UniversitáriaResumo
Neste trabalho, objetivamos mostrar os resultados das pesquisas do projeto de extensão Construindo saberes entre língua inglesa e cultura. O foco deste projeto de extensão visa compreendermos que, no ensino e aprendizagem de língua inglesa como Língua Adicional (LA), além do ensino da língua, há também trocas culturais que se tornam importantes para desenvolver no aluno a compreensão da cultura do outro. Esse ensino intercultural faz com que o novo aprendiz seja não apenas mais um falante da nova língua, mas capaz de compreender e aceitar as diferenças e entender o contexto das situações que acontecem em uma cultura, evitando, assim, estereótipos culturais que, muitas vezes, são provenientes de um julgamento prévio, baseado apenas nas suas próprias questões culturais. Os dados desta pesquisa foram gerados na oficina de Cultura Americana ministrada por ETAs (English Teaching Assistants) na Universidade Federal do Tocantins (UFT), no campus de Araguaína/Cimba. Esses dados referem-se a questionários respondidos pelos alunos que assistiram essas oficinas. Através dos resultados obtidos pudemos perceber que os alunos que participaram da referida oficina conseguiram entender que aprender uma nova língua é também aprender uma nova culturaDownloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-03-06
Como Citar
SILVA, K. L. S.; VIEIRA, M. M. C. Extensão universitária: construindo saberes entre língua inglesa e cultura. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 105–118, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/18956. Acesso em: 13 out. 2024.
Edição
Seção
Relatos de experiência