Empreendendo o I Núcleo Interdisciplinar Universitário de Trânsito de Pernambuco – Niut como proposta para um trânsito sustentável
Palavras-chave:
Educação superior, núcleo interdisciplinar universitário de trânsito, sustentabilidade, tecnologias sociais inovadorasResumo
O empreendimento do Núcleo Interdisciplinar Universitário de Trânsito – Niut ressalta a demanda por novas tecnologias sociais – TS, pautado na possibilidade de oportunizar mudanças sociais nas vias públicas das cidades. A base tecnológica interdisciplinar e interinstitucional do Niut teria como objetivo o desenvolver a capacidade de ligação mais ampla entre Estado e sociedade mediada por instituição de ensino superior. Este artigo vem a abordar a problemática da sustentabilidade e/ou insustentabilidade do trânsito e as contribuições das práticas educativas no ensino superior para a consolidação de um trânsito sustentável. Constituíram objetivos deste trabalho: envolver a universidade através de ações extensionistas que considerassem a importância da educação para um trânsito sustentável, bem como possibilitar maior articulação entre Estado e sociedade mediada por instituição de ensino superior. Com relação aos procedimentos metodológicos, este trabalho está ancorado na abordagem qualitativa com ênfase na pesquisa-ação. Apontam-se como resultados dessas ações o enfrentamento de questões relacionadas a uma educação para um trânsito sustentável, salientando a necessidade da urgência de garantir políticas públicas essenciais ao exercício dos direitos do cidadão de modo a favorecer que este seja estimulado a se enxergar nas questões do transitar e agir de forma comprometida com a sustentabilidade localDownloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
2015-03-06
Como Citar
VITA BARBOSA, B. C. Empreendendo o I Núcleo Interdisciplinar Universitário de Trânsito de Pernambuco – Niut como proposta para um trânsito sustentável. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 119–132, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/18957. Acesso em: 13 out. 2024.
Edição
Seção
Relatos de experiência