Políticas públicas de avaliação: educação superior e ações de extensão

Autores

  • Marisa Ribeiro Teixeira Duarte Faculdade de Educação/UFMG
  • Cristina Gonçalves Alvim Faculdade de Medicina da UFMG

Palavras-chave:

Educação superior. Políticas públicas de avaliação. Políticas de accountability.

Resumo

Este artigo visita a história da avaliação da educação superior sob a ótica dos procedimentos (ferramentas de políticas públicas) adotados para a avaliação sistêmica. Tem por objetivo expor as mudanças ocorridas no período posterior à democratização do país e os procedimentos articulados para promoção de accountability nas instituições de educação superior (IES). Para esse fim, a literatura sobre avaliação da educação superior recebeu revisão parcial, e a pesquisa coletou os originais dos instrumentos de ação pública presentes em diferentes períodos. Em seguida, efetuou análise de conteúdo do documento produzido pelo Fórum de Pró-Reitores das Universidades Públicas Brasileiras. Os resultados revelam a permanência do modelo de autoavaliação e avaliação externa realizada por pares, com repercussões para o monitoramento das ações de extensão.

 

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Publicado

2016-03-01

Como Citar

DUARTE, M. R. T.; ALVIM, C. G. Políticas públicas de avaliação: educação superior e ações de extensão. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 3–21, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/18961. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos