Gêneros textuais e condições de produção

Autores

  • Eliane Santos Raupp Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Leticia Maria de Paula Universidade Estadual de Ponta Grossa

Palavras-chave:

Gêneros textuais. Condições de produção. Domínio discursivo.

Resumo

Este trabalho tem por finalidade apresentar alguns resultados provenientes do projeto de extensão denominado “Gêneros Textuais e Condições de Produção”, realizado com alunos do ensino fundamental. Os gêneros textuais são os “textos encontrados em nossa vida diária e que apresentam padrões sociocomunicativos característicos definidos por composições funcionais, objetivos enunciativos e estilos concretamente realizados na integração de forças históricas sociais, institucionais e técnicas” (MARCUSCHI, 2008, p. 55). Além da intervenção escolar, os resultados provêm de observações não participativas, de entrevistas com alunos e com um dos professores que atua na disciplina de Língua Portuguesa. Os critérios metodológicos adotados serviram como instrumentos de apoio à pesquisa, com o intuito de apresentar uma visão panorâmica em relação ao progresso do domínio discursivo dos alunos nessas condições de produção “consideravelmente” apropriadas.

 

 

Biografia do Autor

  • Eliane Santos Raupp, Universidade Estadual de Ponta Grossa
    Professora do Departamento de Letras Vernáculas na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Mestre em Linguística Aplicada - UEM. Área de atuação: Língua e Linguística. Coordenadora do Projeto de Extensão: "Estudos do texto em contextos de Ensino e aprendizagem" e do "Grupo de Estudos do texto-GETE", ambos vinculados ao Programa de Extensão Laboratório de Estudos de Textos - LET.

Downloads

Publicado

2016-03-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Gêneros textuais e condições de produção. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 44–68, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/18964. Acesso em: 24 dez. 2025.