Contribuição da extensão para a formação do professor de matemática a partir da realização de atividades para o ensino e aprendizagem de conceitos de trigonometria

Autores

  • Maria Deusa Ferreira Silva Universidade estadual do Sudoeste da Bahia -UESB

Palavras-chave:

Formação inicial de professores. Ensino e aprendizagem de matemática. Aprendizagem significativa.

Resumo

Neste relato de experiência apresentam-se algumas das atividades, inicialmente elaboradas nas disciplinas Prática V, para o curso de Formação de Professores de Matemática/PARFOR-Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica/UESB, e Prática Como Componente Curricular IV, para alunos da Licenciatura em Matemática da UESB, Campus Universitário de Vitória da Conquista. A experiência foi desenvolvida realizando um conjunto de atividades destinadas ao ensino e aprendizagem de conceitos trigonométricos em que os dois grupos envolvidos tiveram a oportunidade de ressignificar o ensino de trigonometria realizando atividades com a construção de material concreto, a realização de experimentos práticos. Esses diferentes procedimentos metodológicos visaram propiciar aos alunos construírem os conceitos do estudo de trigonometria. No total foram realizadas 16 atividades. Desse modo, as duas experiências foram bastante frutíferas, uma vez que foram novamente realizadas em diferentes contextos, como atividades de extensão. Assim, neste relato destaca-se também a experiência elaborada no programa Prodocência – Programa de Consolidação das Licenciaturas/CAPES/UESB.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-03-01

Como Citar

SILVA, M. D. F. Contribuição da extensão para a formação do professor de matemática a partir da realização de atividades para o ensino e aprendizagem de conceitos de trigonometria. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 89–98, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/18966. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Relatos de experiência