PRÁTICAS EDUCATIVAS COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES ACOLHIDOS

Autores

  • Márcia Aparecida Lima Vieira Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP
  • Eliane de Santana Macedo Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP

Palavras-chave:

crianças e adolescentes, abrigo, histórias de vida.

Resumo

Neste texto apresenta-se um breve histórico dos abrigos no Brasil e uma contextualização legal e histórica do abrigo em que foi desenvolvido o projeto de extensão universitária. Discute-se o quanto os abrigos foram estigmatizados como o lugar de depósito de crianças e adolescentes e problematiza os desafios da pratica educativa com crianças e adolescentes abrigados a partir da apresentação de fragmentos de três histórias de vida, que como outras no abrigo, possuem a marca do abandono, da exclusão social e da violência. Afirma a importância do reconhecimento das histórias de vida das crianças e adolescentes para a reflexão e planejamento de práticas que possam promover a autonomia e o protagonismo de crianças e adolescentes abrigados. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Aparecida Lima Vieira, Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP

Doutora em Educação (2006), Especialista em Extensão Universitária pela UFSJ (2013). Atua como professora da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP e como coordenadora de projetos de extensão universitária do NEPEP - Núcleo de Estudos e Programas em Educação Popular.

Eliane de Santana Macedo, Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP

Graduanda do Curso de Pedagogia da UNIMEP. Bolsista de Extensão. Possui experiência no PRONERA com assentados da reforma agrária e atua há 8 anos com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

Publicado

2016-07-28

Como Citar

VIEIRA, M. A. L.; MACEDO, E. de S. PRÁTICAS EDUCATIVAS COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES ACOLHIDOS. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 5–47, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/18971. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos