CONSTRUÇÃO DE UMA CARTILHA EDUCATIVA COMO FERRAMENTA DE APOIO À SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA EM ENFERMAGEM PERIOPERATÓRIA E À EXPERIÊNCIA CIRÚRGICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA.

Autores

  • Emanuela Batista Ferreira e Pereira Universidade de Pernambuco
  • Arianny Soares Ramos
  • Gabriela Wanderley Souza e Silva
  • Juliana Silvera da Silva Lira
  • Laura Carolina Carvalho Fernandes

Palavras-chave:

Cartilha educativa, Experiência Cirúrgica, Enfermagem Perioperatória.

Resumo

O modelo de Sistema de Enfermagem de Assistência Perioperatória (SAEP) é o mais difundido pela enfermagem em centro cirúrgico e tem como base o atendimento das necessidades humanas básicas e o processo de enfermagem. Castellanos e Jouclas em 1990, propuseram a aplicação do processo de enfermagem ao paciente cirúrgico, baseado na assistência integral, continuada, participativa, individualizada, documentada e avaliada (SOBECC, 2009). OBJETIVO: A ação extensionista pretende construir e implantar uma cartilha educativa que compreenderá as informações pertinentes aos períodos da experiência cirúrgica que vai desde o período pré-operatório imediato, transoperatório, pós-operatório, até o momento da alta. METODOLOGIA: O projeto é composto por acadêmicas de enfermagem da Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças- Universidade de Pernambuco e supervisionado por professores ministrantes dos conteúdos da Enfermagem Perioperatória. Para a formulação da cartilha foi realizada uma investigação literária dos conceitos, conteúdos e orientações pertinentes à experiência cirúrgica e consequente desenvolvimento do material educativo. CONCLUSÃO: Reforça-se que foi importante criar, desenvolver e produzir um material de qualidade que ajude a minimizar as principais dúvidas do paciente e de sua família quanto ao procedimento cirúrgico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2016-07-28

Como Citar

PEREIRA, E. B. F. e; RAMOS, A. S.; SILVA, G. W. S. e; LIRA, J. S. da S.; FERNANDES, L. C. C. CONSTRUÇÃO DE UMA CARTILHA EDUCATIVA COMO FERRAMENTA DE APOIO À SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA EM ENFERMAGEM PERIOPERATÓRIA E À EXPERIÊNCIA CIRÚRGICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 173–190, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/18976. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Relatos de experiência