DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO DE EXTENSÃO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE JUIZ DE FORA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Ana Paula Souza Pereira Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Hellen Katianne Gomes Queiroz Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Carlos Alberto Mourão Júnior Universidade Federal de Juiz de Fora

Palavras-chave:

Educação, Obesidade, Crianças

Resumo

Resumo

Este relato, que resulta do projeto de extensão denominado “Ações Voltadas à Prevenção da Obesidade Infantil”, apresenta as dificuldades e experiências de acadêmicas do Curso de Nutrição da Universidade Federal de Juiz de Fora durante a realização das atividades em uma escola municipal de Juiz de Fora. As temáticas abordadas visaram trabalhar o incentivo a hábitos de vida saudáveis através de ações educativas, que são uma importante ferramenta nas práticas de combate e prevenção dessa doença, especialmente quando inseridas no ambiente escolar. Ao todo, realizaram-se 6 encontros. Em cada um deles foi utilizada uma dinâmica diferente, entre elas teatro com fantoches, brincadeiras e conversas. Neste período, foi possível observar a precariedade da educação pública, já que a maior parte dos alunos mal sabia escrever palavras simples. Também houve relatos sobre a difícil rotina que alguns deles levam em casa. Foram encontradas muitas dificuldades durante a realização das atividades, que, por outro lado, contribuíram para a formação profissional de toda a equipe.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Souza Pereira, Universidade Federal de Juiz de Fora

Aluna do Curso de Nutrição da UFJF e voluntária no projeto de Extensão “Ações Voltadas à Prevenção da Obesidade Infantil”.

Hellen Katianne Gomes Queiroz, Universidade Federal de Juiz de Fora

Aluna do Curso de Nutrição da UFJF e voluntária no projeto de Extensão “Ações Voltadas à Prevenção da Obesidade Infantil”.

Carlos Alberto Mourão Júnior, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professor Associado do Departamento de Fisiologia da Universidade Federal de Juiz de Fora. Coordenador do projeto

Publicado

2016-07-28

Como Citar

PEREIRA, A. P. S.; QUEIROZ, H. K. G.; JÚNIOR, C. A. M. DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO DE EXTENSÃO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE JUIZ DE FORA: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 191–202, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/18977. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Relatos de experiência