REDUÇÃO DO RISCO CARDIOVASCULAR DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES POR MEIO DE ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE EM ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE CAMPINAS

Autores

  • Patrick Theodore Souccar Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC Campinas)
  • José Francisco Kerr Saraiva Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC Campinas)
  • Isabella Maria Machado da Silva Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC Campinas)
  • Carolina Parra Magalhães Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC Campinas)

Resumo

As doenças cardiovasculares figuram como a principal causa de morte no Brasil e no mundo. Na gênese da aterosclerose e do desenvolvimento da Doença Cardiovascular, destacam-se fatores de risco modificáveis cuja importância e prevalência estão cada vez mais presentes no cotidiano dos países industrializados, por isso sua detecção serve como preditor de ocorrência de eventos cardíacos graves. Tal tendência não está restrita a adultos, na população pediátrica é consenso que a obesidade infantil vem aumentando de forma significativa em vários países do mundo. Dessa forma torna-se imprescindível alertar e orientar os alunos matriculados nas escolas da rede pública de São Paulo, a partir de diversas ações educativas com professores, pais e alunos, sobre a prevenção e a promoção da saúde cardiovascular, por meio de mudanças em seu padrão alimentar com conseqüente geração de bem estar biopsicossocial, o que terminou por motivar o desenvolvimento do projeto de extensão aqui descrito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2016-07-28

Como Citar

SOUCCAR, P. T.; KERR SARAIVA, J. F.; MACHADO DA SILVA, I. M.; MAGALHÃES, C. P. REDUÇÃO DO RISCO CARDIOVASCULAR DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES POR MEIO DE ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE EM ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE CAMPINAS. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 203–225, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/18978. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Relatos de experiência