OMPREGO: OFICINAS DE MATEMÁTICA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA 2ª FASE DO ENSINO FUNDAMENTAL NA REDE PÚBLICA ESTADUAL EM JUSSARA, GO

Autores

  • Líviam Santana Fontes UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS
  • Roseli Araújo Barros Universidade Estadual de Goiás

Palavras-chave:

Formação continuada, Oficinas pedagógicas, Matemática.

Resumo

RESUMO

O presente artigo visa apresentar os resultados parciais de um projeto de oficinas pedagógicas desenvolvido junto aos professores de Matemática das Séries finais do Ensino Fundamental da Rede Pública Estadual de Jussara, Goiás. Neste projeto os acadêmicos em Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Goiás participam como monitores, planejando material didático com conteúdo matemático. O projeto está em fase final de execução e temos elaborado/desenvolvido oficinas nas escolas participantes do projeto, envolvendo frações, expressões numéricas e as quatro operações. A participação dos acadêmicos nesse trabalho proporciona aos mesmos uma experiência diferenciada, que os levem a um processo de reflexão crítica sobre a prática docente. As oficinas realizadas tem contribuído com a formação profissional dos professores de Matemática participantes e, ainda, oferecido aos licenciandos um momento de colocar em prática os conhecimentos teóricos adquiridos no curso, articulando teoria e prática.

PALAVRAS-CHAVE: Formação continuada; Oficinas pedagógicas; Matemática.

 

ABSTRACT

This article presents the partial results of a project developed educational workshops with teachers of Mathematics of the public junior high school in Jussara, Goiás. In this project, the students in teacher graduated in Mathematics by Universidade Estadual de Goiás participate as monitors, planning educational material with mathematical content. The project is in the final stages of implementation and have designed/developed workshops in schools participating in the project, involving fractions, numerical expressions and the four operations. The participation of academic in this work gives them a differentiated experience, leading them to a process of critical reflection on teaching practice. The workshops have contributed to the training of mathematics teachers and participants also offered to undergraduates a moment to put into practice the theoretical knowledge acquired in the course, combining theory and practice.

KEY WORDS: Continuing Education; Educational Workshops; Mathematics.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Líviam Santana Fontes, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS

Possui graduação em Ciências Habilitação: Matemática pelo Centro Universitário de Anápolis, especialização em Ensino de Matemática pela Universidade Estadual de Goiás e em Matemática para Professores pela Universidade de Brasília. Atualmente é professora efetiva da Universidade Estadual de Goiás e aluna do Programa de Mestrado em Ciências e Matemática da Universidade Federal de Goiás.

Roseli Araújo Barros, Universidade Estadual de Goiás

Possui graduação em Ciências Com Habilitação Plena Em Matemática pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Mandaguari (1989), Especialização em Fundamentos da Matemática (1997) pela PUC/MG e mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (2005). Atualmente é professor efetivo da Universidade Estadual de Goiás. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Matemática, desenvolvimento profissional, formação de professores e Estágio Supervisionado.

Publicado

2016-12-29

Como Citar

FONTES, L. S.; BARROS, R. A. OMPREGO: OFICINAS DE MATEMÁTICA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA 2ª FASE DO ENSINO FUNDAMENTAL NA REDE PÚBLICA ESTADUAL EM JUSSARA, GO. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 153–171, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/18987. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Relatos de experiência