A PRÁTICA INTERDISCIPLINAR NA IMPLANTAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE UM GRUPO DE HIPERTENSOS E DIABÉTICOS DE MACEIÓ, AL: RELATO DE EXPERIÊNCIA.

Autores

  • Alana Maiara Brito Bibiano Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Promoção da Saúde, Hipertensão Arterial Sistêmica, Diabetes Mellitus

Resumo

O aumento na carga de doenças crônicas, especialmente a Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e o Diabetes Mellitus (DM) vem sendo observado em todo o Brasil e estão associados com mudanças no estilo de vida, que podem ser repensados com práticas de promoção em saúde. Assim, o objetivo desse trabalho é relatar a experiência interdisciplinar na implantação e desenvolvimento de um grupo de hipertensos e diabéticos assistidos por uma Unidade de Saúde da Família (USF) localizada em Maceió, Alagoas. Trata-se de um relato de experiência vivenciado pelos residentes multiprofissionais em Saúde da Família da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL), no período de 27 de maio a 19 de agosto de 2014. Foi observado engajamento interdisciplinar durante a mobilização e desenvolvimento do grupo, intitulado “Viva Melhor”. Os encontros acontecem duas vezes por semana com práticas de exercícios físicos e educação em saúde. Houve evolução de três para 23 participantes; aumento da duração de 60 para 90 minutos; o grupo formou vínculo e continua se expandindo. Com essa vivência foi possível perceber como o trabalho em equipe interdisciplinar pode produzir bons resultados durante ações de promoção da saúde e prevenção de doenças, desde a formação até a implementação de grupos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alana Maiara Brito Bibiano, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL

Fisioterapeuta graduada pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (2011), com pós graduação em Residência Multiprofissional em Saúde do Adulto e do Idoso pela Universidade Federal de Sergipe (2012-2014), e atualmente Residente Multiprofissional em Saúde da Família da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas.

Publicado

2016-12-29

Como Citar

BIBIANO, A. M. B. A PRÁTICA INTERDISCIPLINAR NA IMPLANTAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE UM GRUPO DE HIPERTENSOS E DIABÉTICOS DE MACEIÓ, AL: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 172–185, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/18988. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Relatos de experiência