INCENTIVO AO PROTAGONISMO JUVENIL PARA A REDUÇÃO DA VIOLÊNCIA E DAS DESIGUALDADES SOCIAIS

Autores

  • Adivânia Tolentino Nogueira Universidade Estadual de Feira de Santana- Bahia
  • Edna Maria de Araújo Universidade Estadual de Feira de Santana-UEFS.

Palavras-chave:

Protagonismo juvenil, Tecnologias sociais, Cultura da paz, Promoção da saúde

Resumo

Trata de um relato de experiência do projeto de extensão “Protagonismo juvenil na produção de tecnologias sociais para prevenção da violência e promoção da cultura da paz em Feira de Santana/BA”, que objetivou a criação de ações de conscientização para que o jovem aprendesse a respeito do seu lugar na sociedade, seus direitos e deveres, levando a uma maior reflexão sobre o atual contexto socioeconômico e cultural. Participaram do grupo, 23 adolescentes de ambos os sexos, com média de idade de 16,4 anos. Foram realizados 10 encontros com oficinas temáticas e uma Mostra de talentos, no período entre outubro de 2014 a Agosto de 2015, durante as aulas de Educação Física e Filosofia. Foram levantadas as percepções dos jovens acerca da violência na escola, suas consequências, como enfrentá-la e as dúvidas que os adolescentes tinham sobre saúde, escolha profissional e Políticas de Inclusão para o Ensino Superior e Profissionalizante, que foram esclarecidas no decorrer das oficinas, com utilização de estratégias participativas, associados a vários recursos didáticos. Esta vivência permitiu conhecer as peculiaridades do grupo e planejar orientações compreensíveis e significativas aos adolescentes.

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Biografia do Autor

Adivânia Tolentino Nogueira, Universidade Estadual de Feira de Santana- Bahia

Graduanda do curso de Medicina, departamento de Saúde, área de saúde coletiva

Edna Maria de Araújo, Universidade Estadual de Feira de Santana-UEFS.

Doutora em Saúde Pública. Profa Titular da Universidade Estadual de Feira de Santana-UEFS.

Publicado

2016-12-29

Como Citar

NOGUEIRA, A. T.; DE ARAÚJO, E. M. INCENTIVO AO PROTAGONISMO JUVENIL PARA A REDUÇÃO DA VIOLÊNCIA E DAS DESIGUALDADES SOCIAIS. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 186–205, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/18989. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Relatos de experiência