INCLUSÃO SOCIAL E REABILITAÇÃO PSICOSSOCIAL DE DEPENDENTES QUÍMICOS APENADOS

Autores

  • Bruna Eduarda Lombardi Mendonça Universidade Estadual de Londrina
  • Giovanna Hasegawa Paro Universidade Estadual de Londrina
  • Maria Gabriela Montresol Sanches Universidade Estadual de Londrina
  • Talita Silva Santos Universidade Estadual de Londrina
  • Marcos Hirata Soares Universidade Estadual de Londrina
  • Maíra Bonafé Sei Universidade Estadual de Londrina

Palavras-chave:

Dependência química, Reabilitação psicossocial, Saúde Mental, Direitos Humanos.

Resumo

Entende-se que o uso e abuso das substâncias psicoativas se organiza como um fenômeno complexo e multifatorial, podendo inclusive favorecer o aparecimento de comportamentos antissociais. Diante deste cenário, buscou-se desenvolver um projeto de extensão junto a indivíduos apenados que eram usuários de substâncias psicoativas. Foram propostas três frentes de trabalho compostas por grupos terapêuticos e oficinas de mosaico com os participantes do projeto e visitas domiciliares às famílias destes indivíduos. Por meio das atividades realizadas pôde-se propiciar a reflexão acerca das vivências destes indivíduos, o desenvolvimento de novas habilidades e um maior entendimento da dinâmica familiar. Compreende-se que estratégias de intervenção que englobem múltiplas áreas do saber possuem maiores chances de efetivamente contribuir para a ressocialização de dependentes químicos, especialmente aqueles egressos do sistema penitenciário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Hirata Soares, Universidade Estadual de Londrina

Possui Bacharelado em Enfermagem pela Universidade Federal de São Paulo (2003), Doutor em Enfermagem Psiquiátrica pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto(2015). Professor colaborador do Centro de Referência em Crack, Álcool e outras drogas, através convênio com a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas-SENAD-Ministério da Justiça. Atualmente é docente da Universidade Estadual de Londrina na área de Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental, membro do conselho editorial do Journal of Nursing Education and Practice e representante do conselho Editorial da EDUEL. Líder do grupo de pesquisa em Estresse, Suporte Social e Qualidade de Vida em Doenças Crônicas Não-transmissíveis e do Grupo de Pesquisa sobre Estudos Quantitativos em Saúde Mental.

Maíra Bonafé Sei, Universidade Estadual de Londrina

Possui graduação em Licenciatura em Psicologia pela Universidade de São Paulo (2004), graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (2002), mestrado em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (2004) e doutorado em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (2009). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual de Londrina.

Publicado

2016-12-29

Como Citar

LOMBARDI MENDONÇA, B. E.; HASEGAWA PARO, G.; MONTRESOL SANCHES, M. G.; SILVA SANTOS, T.; HIRATA SOARES, M.; BONAFÉ SEI, M. INCLUSÃO SOCIAL E REABILITAÇÃO PSICOSSOCIAL DE DEPENDENTES QUÍMICOS APENADOS. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 206–231, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/18990. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Relatos de experiência