FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA SAÚDE E ACESSIBILIDADE DO SURDO AO ATENDIMENTO EM SAÚDE: CONTRIBUIÇÕES DO PROJETO COMUNICA
Palavras-chave:
Educação. Deficiência Auditiva. Linguagem de Sinais. Saúde. Surdez.Resumo
O acesso eficaz do paciente surdo aos sistemas de saúde ainda é restrito. As dificuldades de comunicação entre pacientes e profissionais da saúde são frequentes. Este estudo objetivou principalmente descrever as estratégias para um atendimento adequado ao surdo e determinar o impacto da ação sensibilizadora do projeto Comunica. Os estudantes de Medicina e Fonoaudiologia da Universidade Federal de Minas Gerais participaram de simulações de atendimentos e preencheram questionários referentes ao conhecimento geral da cultura surda e habilidades de comunicação. 66,9% dos estudantes de Medicina e 52,2% dos estudantes de Fonoaudiologia negaram qualquer experiência com surdos. 98,5% dos acadêmicos de ambos os cursos declararam-se inaptos para o atendimento do surdo e mais de 92% desejam aprender a se comunicar em Libras. Aproximadamente 95% dos alunos atribuem alta relevância à ação do projeto Comunica. Aprimorar o currículo da graduação de profissionais da saúde é necessário para atender às necessidades dos surdos.Downloads
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Publicado
2017-07-21
Como Citar
ROCHA, C. A. dos S.; ROBERTO, A. C. F.; DE OLIVEIRA, E. M. P.; MELO, I. M.; GUERRA, L. B.; CARVALHO, S. A. da S. FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA SAÚDE E ACESSIBILIDADE DO SURDO AO ATENDIMENTO EM SAÚDE: CONTRIBUIÇÕES DO PROJETO COMUNICA. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 112–147, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/18998. Acesso em: 19 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos