FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA SAÚDE E ACESSIBILIDADE DO SURDO AO ATENDIMENTO EM SAÚDE: CONTRIBUIÇÕES DO PROJETO COMUNICA

Autores

  • Carla Andrade dos Santos Rocha Universidade Federal de Minas Gerais
  • Ana Carolina Ferreira Roberto Universidade Federal de Minas Gerais
  • Erika Maria Parlato de Oliveira Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais
  • Isabela Martins Melo Universidade Federal de Minas Gerais
  • Leonor Bezerra Guerra Departamento de Morfologia do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais
  • Sirley Alves da Silva Carvalho Professora Associada, Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Educação. Deficiência Auditiva. Linguagem de Sinais. Saúde. Surdez.

Resumo

O acesso eficaz do paciente surdo aos sistemas de saúde ainda é restrito. As dificuldades de comunicação entre pacientes e profissionais da saúde são frequentes. Este estudo objetivou principalmente descrever as estratégias para um atendimento adequado ao surdo e determinar o impacto da ação sensibilizadora do projeto Comunica. Os estudantes de Medicina e Fonoaudiologia da Universidade Federal de Minas Gerais participaram de simulações de atendimentos e preencheram questionários referentes ao conhecimento geral da cultura surda e habilidades de comunicação. 66,9% dos estudantes de Medicina e 52,2% dos estudantes de Fonoaudiologia negaram qualquer experiência com surdos. 98,5% dos acadêmicos de ambos os cursos declararam-se inaptos para o atendimento do surdo e mais de 92% desejam aprender a se comunicar em Libras. Aproximadamente 95% dos alunos atribuem alta relevância à ação do projeto Comunica. Aprimorar o currículo da graduação de profissionais da saúde é necessário para atender às necessidades dos surdos.

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Biografia do Autor

Carla Andrade dos Santos Rocha, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduanda em Medicina

Ana Carolina Ferreira Roberto, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduanda em Medicina

Erika Maria Parlato de Oliveira, Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais

Professora Associada, Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutora em Comunicação e Semiótica

Isabela Martins Melo, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduanda em Medicina

Leonor Bezerra Guerra, Departamento de Morfologia do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais

Professora Associada, Departamento de Morfologia do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutora em Biologia Celular

Sirley Alves da Silva Carvalho, Professora Associada, Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais

Professora Associada, Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutora em Biofísica Sensorial.

Publicado

2017-07-21

Como Citar

ROCHA, C. A. dos S.; ROBERTO, A. C. F.; DE OLIVEIRA, E. M. P.; MELO, I. M.; GUERRA, L. B.; CARVALHO, S. A. da S. FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA SAÚDE E ACESSIBILIDADE DO SURDO AO ATENDIMENTO EM SAÚDE: CONTRIBUIÇÕES DO PROJETO COMUNICA. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 112–147, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/18998. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos