QUALIDADE DE VIDA DE MORADORES DE UMA COMUNIDADE RURAL DE VÁRZEA EM SANTARÉM, PARÁ

Autores

  • Mariane Costa Vasconcelos Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará
  • Thiago Almeida Vieira Universidade Federal do Oeste do Pará
  • Kilsiane da Costa Corrêa Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Santarém - PA

Palavras-chave:

bem-estar, meio rural, Amazônia Oriental

Resumo

Este estudo foi pensado no âmbito da disciplina Extensão Rural, por estudantes que gostariam de presenciar a realidade de uma comunidade rural em área de várzea. Objetivou-se estudar a qualidade de vida de moradores da comunidade do Laranjal, em Santarém, Pará. Utilizou-se entrevista semi-estruturada, com perguntas sobre bem-estar objetivo e subjetivo. Os resultados mostraram baixo grau de escolaridade, e a qualidade habitacional observada foi considerada aceitável. Os moradores estão satisfeitos com a sua vida e com sua renda, mas com relação à produção de laranja foi constatado menor grau de satisfação, dada a baixa produção desta cultura na comunidade. A renda familiar não influenciou na satisfação global do sujeito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariane Costa Vasconcelos, Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará

Engenheira Florestal;Analista Ambiental da SEMAS-Pará.

Thiago Almeida Vieira, Universidade Federal do Oeste do Pará

Professor de Extensão Rural do curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA);Professor do Mestrado em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida (UFOPA);Pró-Reitor da Cultura, Comunidade e Extensão da UFOPA desde 2014.

Kilsiane da Costa Corrêa, Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Santarém - PA

Engenheira Florestal.

Publicado

2017-07-21

Como Citar

VASCONCELOS, M. C.; VIEIRA, T. A.; CORRÊA, K. da C. QUALIDADE DE VIDA DE MORADORES DE UMA COMUNIDADE RURAL DE VÁRZEA EM SANTARÉM, PARÁ. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 148–165, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/18999. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos