USO DE ATIVIDADES LÚDICAS NO PROCESSO DE HUMANIZAÇÃO EM AMBIENTE HOSPITALAR PEDIÁTRICO: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Raphael Almeida Santiago de Araujo Universidade Federal de Sergipe
  • Maria do Carmo de Oliveira Ribeiro Universidade Federal de Sergipe
  • Ana Luiza Oliveira Sobral Hospital de Urgências de Sergipe
  • Flávio Aragão Silva Hospital de Urgências de Sergipe
  • André Faro Universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave:

Criança Hospitalizada, Jogos e Brinquedos, Humanização da Assistência

Resumo

Este artigo tem por objetivo discorrer sobre as atividades lúdicas realizadas por alunos monitores do “PET/Saúde REDES - Urgência e Emergência” em uma enfermaria pediátrica de um hospital de urgência. Diante da inexistência de uma brinquedoteca e da escassez de atividades lúdicas, foram propostas atividades de leitura e pintura às crianças internadas neste local. Durante as intervenções, a necessidade da existência permanente dessas atividades ficou bastante evidente, bem como de um local exclusivo para o trabalho do lúdico. Com a evolução das abordagens, as crianças se apresentaram mais eufóricas, comunicativas e participativas, enquanto que os alunos monitores também puderam desenvolver suas habilidades comunicativas e de formação de vínculo. Todo o processo, além de beneficiar as crianças e os alunos, fez com que o serviço de saúde do local se tornasse mais humanizado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raphael Almeida Santiago de Araujo, Universidade Federal de Sergipe

Cursa o 8º período de graduação em Medicina pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Atual Coordenador Discente da LIAMO - Liga Acadêmica de Medicina Oncológica (Sergipe), Aluno Bolsista do Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde – PET/Saúde: Rede de Urgência e Emergência, Pesquisador do Estudo VICTIM - Via Crucis para Tratamento do Infarto do Miocárdio, e membro da Liga Acadêmica de Clínica Médica de Sergipe (LACMS). Exerceu monitoria na disciplina Biologia Celular.

Maria do Carmo de Oliveira Ribeiro, Universidade Federal de Sergipe

 Doutora (2012) e Mestre (2008) em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Possui especialização Lato Sensu PROFAE (2004/UFS) e em Gerência de Unidades Hospitalares (2001/UFS). Professora Adjunto II da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Professora Júnior do curso de Pós-graduação em Ciências da Saúde da UFS e do Programa de Pós-graduação em Enfermagem. Membro do grupo de pesquisa estudos em trauma: cuidados na prevenção, tratamento e reabilitação (CUIDATRAUMA). Coordenadora do Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde – PET/Saúde: Rede de Urgência e Emergência. 

Ana Luiza Oliveira Sobral, Hospital de Urgências de Sergipe

Mestre em Psicologia Social (2013) pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Graduação em Psicologia (Formação de Psicólogo e Licenciatura) pela Universidade Federal de Sergipe (2008). Especialista em Transtornos Alimentares e Obesidade pela USP. Coordenadora do serviço de Psicologia no HUSE (Hospital de Urgências de Sergipe). Preceptora do Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde – PET/Saúde: Rede de Urgência e Emergência.

Flávio Aragão Silva, Hospital de Urgências de Sergipe

Cursa o 8º período de graduação em Medicina pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Aluno bolsista do PET/Saúde - Redes de Urgência e Emergência e atual ligante da Liga Acadêmica de Neurociências de Sergipe (NEUROLIGA-SE) e da Liga Acadêmica de Psiquiatria de Sergipe (LAPSI-SE). Exerceu monitoria nas disciplinas Anatomia Humana II e Biologia Celular.

André Faro, Universidade Federal de Sergipe

Doutor em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (2008-2010) e Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Sergipe (2005-2007). Professor do departamento de Psicologia e Mestrado em Psicologia Social da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Membro do GT “A Psicologia Social e sua complexidade teórica e metodológica: Abordagens integrativas” da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP) e líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia da Saúde (GEPPS) da UFS. Tutor do Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde – PET/Saúde: Rede de Urgência e Emergência.

Publicado

2017-07-21

Como Citar

ARAUJO, R. A. S. de; RIBEIRO, M. do C. de O.; SOBRAL, A. L. O.; SILVA, F. A.; FARO, A. USO DE ATIVIDADES LÚDICAS NO PROCESSO DE HUMANIZAÇÃO EM AMBIENTE HOSPITALAR PEDIÁTRICO: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 166–179, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/19000. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Relatos de experiência