ACESSO DE AGENTES COMUNITÁRIOS A TECNOLOGIAS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Isabela Silva Cancio Velloso Universidade Federal de Minas Gerais
  • Gilberto Simeone Henriques Doutor em nutrição, Professor Adjunto da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais.

Palavras-chave:

educação em saúde, agente comunitário de saúde, doenças e agravos não transmissíveis.

Resumo

O presente artigo apresenta o relato de experiência de um projeto de extensão, que teve como objetivo promover o acesso de Agentes Comunitários de Saúde a tecnologias de práticas educativas que favorecessem sua mudança de atitude e de comportamento, frente à necessidade de redimensionamento das práticas de educação em saúde junto à população. Para isso, considerou-se que a educação em saúde é um processo de construção ou resignificação do conhecimento, que tem por princípio a ampliação da autonomia do sujeito sobre seu cuidado, possibilitando o exercício da cidadania e o controle social. Foram realizadas ações educativas numa vertente dialógica, emancipadora, criativa e ancorada na subjetividade inerente aos seres humanos. São relatados quatro encontros com os Agentes, nos quais foram discutidos os seguintes temas: o papel do Agente Comunitário de Saúde na perspectiva da educação em saúde, conceito das doenças e agravos não transmissíveis, polifarmácia e hábitos de nutrição saudável.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabela Silva Cancio Velloso, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em enfermagem, Professora Adjunta da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais.

Publicado

2017-07-27

Como Citar

VELLOSO, I. S. C.; HENRIQUES, G. S. ACESSO DE AGENTES COMUNITÁRIOS A TECNOLOGIAS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 180–197, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/19001. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Relatos de experiência