48º FORPROEX DA REGIÃO SUDESTE: O FÓRUM DA RESISTÊNCIA

Autores

  • Nilma Lino Gomes Faculdade de Educação UFMG

Palavras-chave:

Extensão universitária. Emancipação social. Resistência. Movimentos sociais. Educação.

Resumo

Esse artigo é resultado da conferência de abertura realizada durante o 48º Fórum de Pró-reitores de Extensão das Instituições Públicas de Ensino Superior da Região Sudeste – FORPROEX-Sudeste. Analisa os desafios das políticas e práticas de extensão desenvolvidas pelas universidades e demais Instituições de Ensino Superior (IES), em um momento político de profundos retrocessos nos avanços dos direitos conquistados, no Brasil, nos últimos 13 anos.  Propõe um novo desafio para a político-prática de extensão, inspirando-se nos estudos do sociólogo Boaventura de Sousa Santos (2010), a saber: uma extensão pós-abissal, que caminhe junto com as principais lutas emancipatórias dos movimentos sociais e coletivos sociais diversos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nilma Lino Gomes, Faculdade de Educação UFMG

Pedagoga/UFMG, mestra em Educação/UFMG, doutora em Antropologia Social/USP e pós-doutora em Sociologia/Universidade de Coimbra. Integra o corpo docente da pós-graduação em educação Conhecimento e Inclusão Social -FAE/UFMG. Foi Coordenadora Geral do Programa de Ensino, Pesquisa e Extensão Ações Afirmativas na UFMG (2002 a 2013) e, atualmente, integra a equipe de pesquisadores desse Programa. Integrou a Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação (gestão 2010 a 2014). Foi reitora Pró-Tempore da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB (2013-2014). Foi Ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial -SEPPIR - (2015) e do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial, da Juventude e dos Direitos Humanos (2015-2016) do governo da presidenta legitimamente eleita, Dilma Rousseff. É membro da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), Associação Brasileira de Antropologia (ABA), Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN).Tem interesse nas seguintes áreas de investigação: diversidade, cultura e educação, relações étnico-raciais e educação, formação de professores e diversidade étnico-racial, políticas educacionais, desigualdades sociais e raciais, movimentos sociais e educação, com ênfase especial na atuação do movimento negro brasileiro.

Publicado

2017-07-21

Como Citar

GOMES, N. L. 48º FORPROEX DA REGIÃO SUDESTE: O FÓRUM DA RESISTÊNCIA. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 214–228, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/19003. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Em debate