AÇÕES COLABORATIVAS ENTRE O PIBID E O NÚCLEO DE ESTUDOS EM DIVERSIDADE DE GÊNERO E SEXUAL: DIALOGANDO NA ESCOLA
Palavras-chave:
Gênero, Diversidade sexual, Educação básica, Extensão universitária.Resumo
Este texto apresenta e analisa uma das ações desenvolvidas pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto Biologia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), campus de Jequié em parceria com o Núcleo de Estudos em Diversidade de Gênero e Sexual no ano de 2014, com o propósito de dialogar sobre as situações de violência contra as mulheres e a comunidade LGBTTI (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e intersexuais) presentes nos espaços escolares. Diante disso foi elaborada e desenvolvida uma sequência didático-pedagógica sobre Sexualidade, Gênero e Diversidade Sexual em uma turma de segundo ano do ensino médio de uma escola estadual, parceira do PIBID. Durante a execução da proposta os/as discentes trataram o assunto como pouco importante e mostravam posicionamentos sexistas e homofóbicos. Com o avançar da proposta os/as discentes se envolveram nas discussões e ao final repensaram alguns dos seus posicionamentos sobre a temática.Publicado
2017-12-27
Edição
Seção
Relatos de experiência
Como Citar
AÇÕES COLABORATIVAS ENTRE O PIBID E O NÚCLEO DE ESTUDOS EM DIVERSIDADE DE GÊNERO E SEXUAL: DIALOGANDO NA ESCOLA. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 127–144, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/19011. Acesso em: 22 dez. 2024.