AÇÕES COLABORATIVAS ENTRE O PIBID E O NÚCLEO DE ESTUDOS EM DIVERSIDADE DE GÊNERO E SEXUAL: DIALOGANDO NA ESCOLA

Autores

  • Roniel Santos Figueiredo Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Marcos Lopes de Souza Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Ana Angélica Leal Barbosa Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Thais Santos Santana Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Luciane Silva Rocha Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Palavras-chave:

Gênero, Diversidade sexual, Educação básica, Extensão universitária.

Resumo

Este texto apresenta e analisa uma das ações desenvolvidas pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto Biologia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), campus de Jequié em parceria com o Núcleo de Estudos em Diversidade de Gênero e Sexual no ano de 2014, com o propósito de dialogar sobre as situações de violência contra as mulheres e a comunidade LGBTTI (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e intersexuais) presentes nos espaços escolares. Diante disso foi elaborada e desenvolvida uma sequência didático-pedagógica sobre Sexualidade, Gênero e Diversidade Sexual em uma turma de segundo ano do ensino médio de uma escola estadual, parceira do PIBID. Durante a execução da proposta os/as discentes trataram o assunto como pouco importante e mostravam posicionamentos sexistas e homofóbicos. Com o avançar da proposta os/as discentes se envolveram nas discussões e ao final repensaram alguns dos seus posicionamentos sobre a temática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roniel Santos Figueiredo, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestrando em Relações Étnicas e Contemporaneidade pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, campus de Jequié. Licenciado em Ciências Biológicas pela mesma universidade (2015). Desenvolve pesquisas e trabalhos com etnias, gênero, sexualidade, educação científica, formação de professores para diversidades e questões contemporâneas.

Marcos Lopes de Souza, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Possui Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo - FFCLRP (1995-1998) tendo realizado Iniciação Científica sob orientação da Profa. Dra. Eda Therezinha de Oliveira Tassara e co-orientação da Profa. Dra. Silvana Aparecida Pires de Godoy. É mestre (1999-2002) e doutor (2002-2007) em Educação pelo PPGE da Universidade Federal de São Carlos sendo orientado pela Profa. Dra. Denise de Freitas. Realizou estágio de pós-doutorado pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2014-2015) sob a supervisão do Prof. Dr. Anderson Ferrari. É professor titular do Departamento de Ciências Biológicas (DCB) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, campus de Jequié-BA. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade da UESB. É professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Formação de Professores (PPG-ECFP) e do Programa de Pós-Graduação em Relações Étnicas e Contemporaneidade (PPG-REC), ambos da UESB, campus de Jequié-BA. Tem experiência na área de Educação, atuando como pesquisador e extensionista, especialmente nos seguintes temas: ensino de ciências e biologia; diversidade de gênero, sexual, étnico-racial e educação; formação docente e as questões de gênero e sexualidade; a interface entre sexismo, racismo e homofobia nas escolas.

Ana Angélica Leal Barbosa, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Bahia (1980), mestre em Ciências - área de concentração em Genética (1984) pela Universidade Federal do Paraná e concluiu o Doutorado em Ciências Biológicas - área de concentração em Genética (UFPR-2003). Professora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia desde 1982, sendo atualmente professora Pleno do Departamento de Ciências Biológicas no Campus de Jequié. Tem experiência na área de Ensino de Biologia como responsável pelas disciplinas: Prática do Ensino de Biologia, Instrumentação para o Ensino de Biologia, Prática do Ensino de Ciências do primeiro e segundo graus (1986 a 1995), na área de Genética responsável pelas disciplinas Genética Humana, Citogenética Humana e Evolução Humana, desenvolvendo atividades de pesquisa os seguintes temas: comunidades afro-descendentes do Estado da Bahia; aspectos demográficos e genéticos, comunidades indígenas da Bahia: diversidade genética com o uso de marcadores moleculares. Atua como coordenadora do Sub-Projeto: Microrrede Ensino ? Aprendizagem ? Formação: um diálogo com os saberes e experimentos da área das Ciências Biológicas (PIBID/UESB), financiado pela CAPES (EDITAL 02/2009).

Thais Santos Santana, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Graduanda em Ciências Biológicas

Luciane Silva Rocha, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Professora da Rede Estadual de Ensino da Bahia. Professora Supervisora do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência-PIBID da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Publicado

2017-12-27

Como Citar

FIGUEIREDO, R. S.; SOUZA, M. L. de; BARBOSA, A. A. L.; SANTANA, T. S.; ROCHA, L. S. AÇÕES COLABORATIVAS ENTRE O PIBID E O NÚCLEO DE ESTUDOS EM DIVERSIDADE DE GÊNERO E SEXUAL: DIALOGANDO NA ESCOLA. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 127–144, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/19011. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Relatos de experiência