EDUCAÇÃO EM SAÚDE BUCAL: UMA EXPERIÊNCIA DE INTERIORIZAÇÃO EM SERGIPE/ORAL HEALTH EDUCATION: AN EXPERIENCE OF INTERIORIZATION IN SERGIPE

Autores

  • Elionai Santos Oliveira Universidade Federal de Sergipe; Departamento de Odontologia
  • Tassia Nayana Andrade Matos Universidade Federal de Sergipe; Departamento de Odontologia
  • Danfild Correia Santos Universidade Federal de Sergipe; Departamento de Odontologia
  • Fernanda Raquel Nogueira Fontes Universidade Federal de Sergipe; Departamento de Odontologia
  • Virgínia Kelma dos Santos Silva Universidade Federal de Sergipe; Departamento de Odontologia
  • Fabrício dos Santos Menezes Universidade Federal de Sergipe; Departamento de Educação em Saúde

Palavras-chave:

educação em saúde bucal, prevenção de doenças, promoção da saúde, saúde bucal.

Resumo

Esse artigo relata a experiência de um projeto de extensão realizado nas cidades de Aracaju/SE e Lagarto/SE. O projeto ocorreu por um período de três anos, englobou oito instituições e envolveu um público de 1780 pessoas. Inicialmente, houve a capacitação dos discentes por meio de metodologias ativas para a problematização da realidade, a confecção de materiais lúdicos e o uso da evidência científica com uma linguagem acessível nas ações comunitárias. Na sequência, houve a realização de atividades educativas respeitando-se aos aspectos socioculturais dos sujeitos envolvidos. Portanto, o projeto estimulou a troca de saberes e a interação com a sociedade conforme a Política Nacional de Extensão, possibilitando aos envolvidos tornarem-se sujeitos ativos nos problemas que os cercam. Do mesmo modo, criou espaços de reflexão crítica com uma abordagem mais preventiva do que curativa, fomentando nos estudantes um olhar holístico, voltado para a transformação da realidade em benefício da sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-12-27

Como Citar

OLIVEIRA, E. S.; MATOS, T. N. A.; SANTOS, D. C.; FONTES, F. R. N.; SILVA, V. K. dos S.; MENEZES, F. dos S. EDUCAÇÃO EM SAÚDE BUCAL: UMA EXPERIÊNCIA DE INTERIORIZAÇÃO EM SERGIPE/ORAL HEALTH EDUCATION: AN EXPERIENCE OF INTERIORIZATION IN SERGIPE. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 195–210, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/19015. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Relatos de experiência