AVALIAÇÃO DAS AÇÕES DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA SOB A PERSPECTIVA DO PÚBLICO ALVO: O ÍNDICE DE IMPACTO SOCIAL

Autores

  • Matheus Anchieta Ramirez Professor da Escola de Veterinária da UFMG
  • Eleonora Schettini Martins Cunha Professora do Departamento de Ciência Política da FAFICH da UFMG

Palavras-chave:

divulgação científica, interação dialógica, universidade pública

Resumo

É recorrente a preocupação em âmbito universitário no que tange a avaliação das ações de Extensão. Porém é de fundamental importância que este processo não seja baseado naqueles tradicionalmente desenvolvidos pela pesquisa, sob pena da Extensão nunca deixar de ocupar uma postura subalterna no universo universitário. Uma vez que o processo de avaliação é também um norteador das ações a serem implementadas, propõem-se que este valorize o público alvo ao qual de destina, e consequentemente seu impacto social, e a natureza da ação, se continuada ou não. Desta forma, é proposta a criação de um índice de impacto social, que deve ser utilizado sobre o valor final do processo de avaliação, pois assim se valoriza ainda mais os aspectos sociais ligados às ações de Extensão. Pretende-se a exemplificação deste índice utilizando-se as ações de Extensão cadastradas em uma unidade acadêmica da UFMG.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Matheus Anchieta Ramirez, Professor da Escola de Veterinária da UFMG

Professor adjunto do Departamento de Zootecnia da Escola de Veterinária da UFMG, coordenador do CENEX da unidade.Ministra as disciplina de Extensão Rural, Sociologia e Antropologia Rural, Extensão em Aquacultura e Setor Agrário e Organização Social no Brasil. Coordena o Grupo de Estudos da Agricultura Familiar

Publicado

2017-12-27

Como Citar

RAMIREZ, M. A.; CUNHA, E. S. M. AVALIAÇÃO DAS AÇÕES DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA SOB A PERSPECTIVA DO PÚBLICO ALVO: O ÍNDICE DE IMPACTO SOCIAL. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 230–244, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/19017. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Ensaios