LITERATURA INFANTIL PARA ENSINAR A INCLUR: O ANTAGONISMO DE CERTAS PRETENSÕES PEDAGÓGICAS

Autores

  • Helena Venites Sardagna Universidade Estadual do Rio Grande do Sul Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Maria Cristina Schefer Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Palavras-chave:

literatura infantil, inclusão, extensão

Resumo

RESUMO

O presente ensaio trata de um registro didático reflexivo resultante de uma ação de extensão universitária que teve como tema a Educação Especial e foi realizada por dois anos consecutivos no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. O público alvo envolveu professores das redes públicas de ensino (municipais e estadual) e estudantes do curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio Grande do Sul (UERGS), instituição promotora da formação. O minicurso se destinou a trabalhar a inclusão na perspectiva curricular, com ênfase no atendimento educacional especializado, sendo que este relato refere-se aos debates desenvolvidos sobre a Literatura. A busca de respostas conjuntas para ‘o que seria uma Literatura de Inclusão?’. Conversas informais e manifestações orais dos participantes fundamentaram as análises, trazidas ao texto juntamente com a síntese dos conceitos e atividades desenvolvidas.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Helena Venites Sardagna, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora, pesquisadora do departamento da educação na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), na área das políticas de inclusão.Pós-doutoranda no Pós-graduação em educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), linha de pesquisa Filosofias da diferença e educação.

Maria Cristina Schefer, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Doutoranda em Educação- Unisinos/ Bolsista CAPES; Mestre em Letras e Cultura Regional-UCS; Especialista em Alfabetização-UCS; Graduada em Pedagogia: Pré-escolar - Unijuí.

Publicado

2017-12-27

Como Citar

SARDAGNA, H. V.; SCHEFER, M. C. LITERATURA INFANTIL PARA ENSINAR A INCLUR: O ANTAGONISMO DE CERTAS PRETENSÕES PEDAGÓGICAS. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 245–284, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/19018. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Ensaios