A MEMÓRIA CAMPONESA PELO CINEMA: DEBATENDO O MUNDO RURAL COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO NO MUNICÍPIO DE PASSOS-MG

Autores

  • Frederico Daia Firmiano Professor Doutor do Núcleo de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas da Universidade do Estado de Minas Gerais, Uemg/Passos e do Centro Universitário Moura Lacerda (CUML); coordenador do Grupo de Estudos Interdisciplinares sobre Crise, Neodesenvolvimentismo e Direitos Sociais (GEIND), do CNPq.
  • Jean Carllo de Souza Silva Professor Especialista do Núcleo de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas da Universidade do estado de Minas Gerais - Uemg/Passos; mestrando do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Uberlândia - UFU.

Palavras-chave:

extensão universitária, estudantes do ensino médio, memória camponesa, cinema.

Resumo

O presente projeto de extensão teve como objetivo contribuir com a formação estudantil, em nível médio, acerca da produção da memória camponesa no Brasil, especialmente aquela construída pela filmografia nacional, ficcional e documental. Buscamos construir também uma memória decorrente do confronto de ideias entre estudantes do ensino superior e do ensino médio sobre os camponeses no Brasil. Propusemos sessões de filmes exibidas para estudantes do ensino médio da E. E. Neca Quirino, no município de Passos-MG. Ao escolher filmes cuja temática liga-se a problemáticas da nossa região, acreditamos ter possibilitado aos estudantes um debate relacionado com suas próprias experiências. Com roteiro de debate definido pela equipe do projeto, os estudantes extensionistas conduziram discussões sobre temas como: violência doméstica no mundo rural; condições de trabalho; distinção entre a vida no campo e na cidade; a definição do “caipira” nas sociedades contemporâneas; êxodo rural; a construção da memória histórica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Frederico Daia Firmiano, Professor Doutor do Núcleo de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas da Universidade do Estado de Minas Gerais, Uemg/Passos e do Centro Universitário Moura Lacerda (CUML); coordenador do Grupo de Estudos Interdisciplinares sobre Crise, Neodesenvolvimentismo e Direitos Sociais (GEIND), do CNPq.

Professor Doutor do Núcleo de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas da Universidade do Estado de Minas Gerais, Unidade Passos e do Centro Universitário Moura Lacerda (CUML) e coordenador do Grupo de Estudos sobre Crise, Neodesenvolvimentismo e Direitos Sociais (GEIND), do CNPq.

Jean Carllo de Souza Silva, Professor Especialista do Núcleo de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas da Universidade do estado de Minas Gerais - Uemg/Passos; mestrando do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Uberlândia - UFU.

Professor Especialista do Núcleo de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas da Universidade do estado de Minas Gerais - Uemg/Passos; mestrando do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Uberlândia - UFU.

Publicado

2018-06-21

Como Citar

FIRMIANO, F. D.; SILVA, J. C. de S. A MEMÓRIA CAMPONESA PELO CINEMA: DEBATENDO O MUNDO RURAL COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO NO MUNICÍPIO DE PASSOS-MG. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 14–45, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/19021. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos