“VIVÊNCIA DE EXTENSÃO EM FORMAÇÃO POLÍTICA PELA SÉTIMA ARTE”: O CINEMA COMO POSSIBILIDADE DE MOBILIZAÇÃO PARA APRENDIZAGENS.

Autores

  • Noádia Munhoz Pereira Universidade Federal de Uberlândia

Palavras-chave:

Prática pedagógica, cinema, pesquisa, formação política.

Resumo

O projeto esteve vinculado no contexto do grupo de pesquisa sobre ‘Trabalho, educação e sociedade’ (GPTES), pertencente ao Programa de Pós Graduação em Educação, neste sentido, analisamos que esse projeto de extensão teve como objetivo geral a construção de uma narrativa fílmica, que por sua vez, enfatizou o aspecto sócio educacional de análise da conjuntura política educacional brasileira considerando o país em sua perspectiva histórica de ampla tradição política. Em específico, o projeto possibilitou o diálogo conceitual de cidadania e direitos humanos, assim como, tornou-se no interior da Universidade Federal de Uberlândia, no biênio 2015/2016, como recurso didático, de uma prática pedagógica de ampla participação da comunidade externa à instituição. A proposta cinematográfica entrelaçou a temática central da política, trazendo a memória fotográfica e a narrativa em sua proximidade com os seus impactos no âmbito da educação básica, portanto, contribuiu com a formação e ampliação da capacidade crítica de seus participantes. Conclui-se que, a técnica de ensino que se trata da utilização de filmes didaticamente acabou por se tornar um elo no planejamento e preparação dos alunos em seus contextos de pesquisa, além de veículo de transmissão do conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Noádia Munhoz Pereira, Universidade Federal de Uberlândia

Licenciada em Pedagogia, Mestre em Educação e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Publicado

2018-06-26

Como Citar

PEREIRA, N. M. “VIVÊNCIA DE EXTENSÃO EM FORMAÇÃO POLÍTICA PELA SÉTIMA ARTE”: O CINEMA COMO POSSIBILIDADE DE MOBILIZAÇÃO PARA APRENDIZAGENS. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 164–181, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/19027. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Relatos de experiência