“VIVÊNCIA DE EXTENSÃO EM FORMAÇÃO POLÍTICA PELA SÉTIMA ARTE”: O CINEMA COMO POSSIBILIDADE DE MOBILIZAÇÃO PARA APRENDIZAGENS.
Palavras-chave:
Prática pedagógica, cinema, pesquisa, formação política.Resumo
O projeto esteve vinculado no contexto do grupo de pesquisa sobre ‘Trabalho, educação e sociedade’ (GPTES), pertencente ao Programa de Pós Graduação em Educação, neste sentido, analisamos que esse projeto de extensão teve como objetivo geral a construção de uma narrativa fílmica, que por sua vez, enfatizou o aspecto sócio educacional de análise da conjuntura política educacional brasileira considerando o país em sua perspectiva histórica de ampla tradição política. Em específico, o projeto possibilitou o diálogo conceitual de cidadania e direitos humanos, assim como, tornou-se no interior da Universidade Federal de Uberlândia, no biênio 2015/2016, como recurso didático, de uma prática pedagógica de ampla participação da comunidade externa à instituição. A proposta cinematográfica entrelaçou a temática central da política, trazendo a memória fotográfica e a narrativa em sua proximidade com os seus impactos no âmbito da educação básica, portanto, contribuiu com a formação e ampliação da capacidade crítica de seus participantes. Conclui-se que, a técnica de ensino que se trata da utilização de filmes didaticamente acabou por se tornar um elo no planejamento e preparação dos alunos em seus contextos de pesquisa, além de veículo de transmissão do conhecimento.