DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO DE EXTENSÃO EM ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE ITUMBIARA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Luana de Paula Pimentel Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara (ILES/ULBRA)
  • Sabrina Pereira Silva Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara (ILES/ULBRA)
  • Isabella Florencio Lima Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara (ILES/ULBRA)
  • Bárbara Guimarães Costa Pacheco Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara (ILES/ULBRA)
  • Tamires Souza Araújo Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara (ILES/ULBRA)
  • Rafael Borges de Miranda Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara (ILES/ULBRA)

Palavras-chave:

Orientação Profissional. Adolescentes. Oficinas.

Resumo

O presente relato que resulta de um projeto de extensão intitulado “O que você vai ser quando crescer?”, apresenta as experiências no desenvolvimento de uma intervenção com Orientação Profissional realizada com grupos de adolescentes em um colégio da cidade de Itumbiara, Goiás. O projeto foi desenvolvido por acadêmicos e docentes dos cursos de Psicologia e Ciências Contábeis do Instituto Luterano de Ensino Superior. Ao todo, realizaram-se 15 encontros, em que foram trabalhados temas relacionados a escolha profissional e suas influências, identidade e identidade profissional, visão romântica das profissões, mundo do trabalho, informação profissional, projeto de vida e educação financeira, a partir da abordagem sócio-histórica. Evidenciamos, que o processo de Orientação Profissional é muito importante neste momento de escolha que o indivíduo está vivenciando, pois, assim, este poderá não só diminuir sua ansiedade como compartilhar com outros de forma construtiva os aspectos envolvidos nesse momento de (in)decisão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luana de Paula Pimentel, Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara (ILES/ULBRA)

Discente do curso de Psicologia do Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara (ILES/ULBRA) e voluntária do projeto de extensão “O que você vai ser quando crescer”.

Sabrina Pereira Silva, Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara (ILES/ULBRA)

Discente do curso de Psicologia do Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara (ILES/ULBRA) e voluntária do projeto de extensão “O que você vai ser quando crescer”.

Isabella Florencio Lima, Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara (ILES/ULBRA)

Discente do curso de Psicologia do Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara (ILES/ULBRA) e voluntária do projeto de extensão “O que você vai ser quando crescer”.

Bárbara Guimarães Costa Pacheco, Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara (ILES/ULBRA)

Docente do Curso de Psicologia do ILES/ULBRA e coordenadora do projeto de extensão “O que você vai ser quando crescer”.

Tamires Souza Araújo, Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara (ILES/ULBRA)

Docente do Curso de Ciências Contábeis do ILES/ULBRA e professora no projeto de extensão “O que você vai ser quando crescer”.

Rafael Borges de Miranda, Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara (ILES/ULBRA)

Coordenador do Curso de Ciências Contábeis do ILES/ULBRA e professor no projeto de extensão “O que você vai ser quando crescer”.

Publicado

2018-06-26

Como Citar

PIMENTEL, L. de P.; SILVA, S. P.; LIMA, I. F.; COSTA PACHECO, B. G.; ARAÚJO, T. S.; DE MIRANDA, R. B. DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO DE EXTENSÃO EM ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE ITUMBIARA: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 182–197, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/19028. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Relatos de experiência