A FORMAÇÃO DA AGRICULTURA FAMILIAR NOS ASSENTAMENTOS RURAIS DE ITUIUTABA – MG E A AÇÃO EXTENSIONISTA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA EM PARCERIA COM A FAPEMIG

Autores

  • Sérgio Gonçalves UFU - Universidade Federal de Uberlãndia
  • Sérgio Gonçalves UFU - Universidade Federal de Uberlandia

Palavras-chave:

Pesquisa e Extensão, Assentamentos Rurais, Desenvolvimento rural sustentável .

Resumo

Desde a década de 1990, os movimentos de luta pela terra tem lutado pela conquista de assentamentos para seus integrantes na região do Triangulo Mineiro, em Minas Gerais.. Participando desta realidade, a Universidade Federal de Uberlândia, no campus de Ituiutaba, com apoio da FAPEMIG (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais), desenvolveu o projeto Extensão Universitária e Pesquisa Participante na estruturação do processo de desenvolvimento rural sustentável dos assentamentos rurais de Ituiutaba/MG. Neste sentido, o presente trabalho contempla o entendimento relativo à pesquisa e a extensão universitária em áreas de Reforma Agrária, o desenvolvimento de ações de pesquisa participante por via de Diagnóstico Rápido Participativo, ações de imersão na realidade, confronto de ideias, participação social e formação coletiva visando o desenvolvimento rural sustentável por meio da relação Universidade/Comunidade assentada, através de interação entre representantes da Universidade e comunidades assentadas, e o desenvolvimento de diferentes atividades (cursos, palestras, oficinas, debates), visando o desenvolvimento rural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2018-12-18

Como Citar

GONÇALVES, S.; GONÇALVES, S. A FORMAÇÃO DA AGRICULTURA FAMILIAR NOS ASSENTAMENTOS RURAIS DE ITUIUTABA – MG E A AÇÃO EXTENSIONISTA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA EM PARCERIA COM A FAPEMIG. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 52–91, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/19033. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos